em

Como aumentar o ticket médio do seu restaurante ou confeitaria?

Através dele, é possível mensurar a lucratividade do negócio

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

É fundamental para empresas, em especial os restaurantes, estar por dentro de seu ticket médio. O ticket nada mais é do que o valor médio que cada cliente gasta no seu restaurante.

Através dele, é possível mensurar a lucratividade do negócio (atente-se a precificação de pratos e combos a partir do preço em distribuidora de cerveja no atacado, por exemplo) e assim traçar novas estratégias para aumentar as vendas e fidelizar mais clientes.

Por ser um indicador de desempenho, o ticket médio também é capaz de mostrar o comportamento do consumidor e a relação que ele possui com o restaurante ou confeitaria. Clientes com maior ticket médio tendem a ter uma relação mais sólida e satisfatória com o negócio, por exemplo.

O cálculo do ticket médio é bem simples. Basta somar o valor de todas as vendas em determinado período e dividir pela quantidade de clientes que você atendeu. O cálculo pode ser adaptado para o período mais conveniente (ao fim de cada semana ou mês).

Para ilustrar melhor a conta, imagine que um restaurante registrou um valor de vendas de R$ 1.500,00 ao fim do dia, para 35 clientes (satisfeitos com o preço da nutella). Dividindo o valor total de vendas pelo número de clientes, obtemos o valor R$ 42,8, a média de gasto de cada consumidor.

Se o ticket médio aumenta, o lucro também aumenta! Confira algumas ações para aumentar esse indicador e te ajudar a traçar estratégias para alavancar o seu negócio.

Melhore seu cardápio

Um cardápio bem elaborado é uma boa estratégia para fidelizar mais clientes e aumentar as vendas. Com base no perfil deles, ofereça bebidas (em conforme com sua distribuidora de bebidas em São Paulo), pratos e sobremesas que estão entre as opções frequentes.

Busque utilizar fotos para incentivar o consumo, nunca se esquecendo que o cardápio é capaz de transmitir a personalidade do seu restaurante. Mantenha-o sempre atualizado.

Faça promoções sazonais

Essa estratégia é válida especialmente para períodos de menor movimento no seu restaurante ou confeitaria. Para os clientes que frequentam o negócio mesmo nesses períodos, ofereça boas promoções (como no valor do leite condensado, por exemplo), combos com desconto, brindes a partir de outra compra etc.

Treine seus funcionários

Ter funcionários treinados para atender o cliente corretamente garante uma boa experiência e maior possibilidade de venda — a abordagem deve ser feita de modo a não criar situações desagradáveis. Aliás, não é incomum estabelecimentos oferecerem bonificação ou outros incentivos para os atendentes com o objetivo de alavancar as vendas de determinados produtos.

Aposte no mercado delivery

Com a crise do coronavírus forçando as pessoas a ficarem em casa, o mercado e-commerce de alimentos disparou, tornando-se uma necessidade para estabelecimentos não perderem espaço para os concorrentes.

No entanto, para entrar nesse mercado, não se esqueça de manter o padrão de atendimento. Dessa forma, é possível aumentar as vendas e fidelizar mais clientes, a partir da boa experiência de entrega. Entender o conceito do ticket médio, além de saber calculá-lo, é essencial para traçar estratégias para aumentar o lucro. Algumas ações simples e que não pesam no seu bolso podem trazer ótimos resultados para o seu negócio.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Foto: Sesab)

Bahia registra 5.182 novos casos de Covid-19 e mais 74 óbitos pela doença

(Foto: Sesab)

Bahia registra 4.801 novos casos de Covid-19 e mais 75 óbitos pela doença