em

Cartuchos de tinta e toner: como fazer o descarte correto?

Confira algumas dicas

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Tal como os produtos eletrônicos, os cartuchos de tinta, toners e garrafas não devem ser descartados no lixo comum, o descarte deve ser feito de forma adequada para que eles cheguem ao destino correto.

Quando descartados de forma incorreta, o plástico e os resíduos de tinta prejudicam o meio ambiente, agredindo o ecossistema e contaminando os lençóis freáticos, por exemplo.

Por esse motivo, para auxiliar na preservação do meio ambiente, algumas marcas possuem políticas de reciclagem próprias para orientar os consumidores no momento do descarte. Veja formas de descartar corretamente os cartuchos:

1. Verifique a política da fabricante

A maneira mais simples, fácil e gratuita é a verificação da política de reciclagem da empresa fabricante do cartucho de tinta, cartucho de toner ou garrafa. Em um breve acesso no site das marcas é possível encontrar o posicionamento delas frente a isso.

Uma das opções que muitas marcas oferecem, por exemplo, como a HP, é a coleta dos cartuchos vazios de forma gratuita. Para isso é preciso realizar um cadastro no site da fabricante e embalar os cartuchos em caixa de papelão para que não haja vazamento. A empresa lançou uma nova plataforma dedicada à reciclagem de seus produtos, como parte de seu comprometimento com o meio ambiente. Para saber mais, acesse www.hp.com.br/reciclar

Outra opção muito oferecida pelas empresas são os pontos para entrega dos cartuchos, esses pontos muitas vezes ficam localizados nas lojas do fabricante ou em lojas parceiras. Para encontrar a localização dos pontos de entrega, basta acessar o site da fabricante.

Para conscientizar os consumidores do descarte correto, algumas empresas oferecem mais de uma opção de coleta e entrega.

2. Procure empresas de reciclagem

No entanto, se você utiliza cartuchos compatíveis, você pode procurar por empresas especializadas em reciclagem, que fazem a coleta em casa ou que possuem pontos de recebimento destes produtos. Essa também é uma excelente opção para o descarte de garrafas de tinta.

Uma forma simples de encontrar essas empresas perto de você, é através do contato com a prefeitura de sua cidade.

3. Procure lojas de eletrônicos

Outra opção viável para o descarte correto são as lojas de eletrônicos. Algumas lojas costumam ter lixeiras específicas para que os cartuchos e toners sejam enviados ao destino correto.

Além disso, algumas lojas de eletrônicos costumam comprar cartuchos e toners vazios para que sejam recarregados e posteriormente vendidos. É uma excelente opção para quem deseja ajudar o meio ambiente e receber um pequeno retorno financeiro.

4. Coleta seletiva

Por fim, em último caso, se você tentou outras formas de descarte mas não obteve sucesso, você pode descartar no lixo, no entanto, de forma correta.

O ideal é recorrer ao lixo reciclável, e descartar as embalagens no lixo de plástico. Lembre-se de embalar os cartuchos em plástico para evitar que os resíduos vazem.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Foto: Divulgação)

Abastecimento de água em Barreiras será interrompido neste domingo (18)

(Foto: Sesab)

Bahia registra 3.413 novos casos de Covid-19 e mais 134 óbitos pela doença