em

Saiba como ingressar e fazer carreira na Marinha

São diversas as possibilidades para quem escolhe fazer parte da Marinha do Brasil, com oportunidades para nível médio, técnico e superior

(Foto: Marinha do Brasil)
(Foto: Marinha do Brasil)

Você já pensou em seguir uma carreira militar? É comum que em épocas de crise o interesse por essa área aumente; afinal, ela pode ser a garantia de estabilidade e sustento para muitas pessoas. O primeiro passo para trilhar esse caminho é conhecer as possibilidades e definir quais serão suas metas.

É de conhecimento geral que as Forças Armadas são as responsáveis pela segurança de um país, mas nem todos sabem quais são as instituições que as compõem. Aqui no Brasil é a Marinha, o Exército e a Força Aérea. E, para quem almeja uma vaga, a chance pode ser agora. O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021 estima a abertura de 1.187 vagas para as Forças Armadas.

É importante mencionar que não existe apenas uma maneira de ingressar, como através do serviço militar obrigatório, ou, como é chamado atualmente, o serviço militar voluntário. Cada instituição possui suas oportunidades, particularidades e exigências para os cargos disponíveis. Por isso, vamos focar na mais antiga das três forças: a Marinha.

A Marinha é a responsável pelo policiamento da costa brasileira e águas interiores, assim como pela proteção da vida no mar e a execução de medidas de prevenção contra a poluição hídrica. Quem deseja fazer carreira nesta instituição deve prestar um concurso público específico para a categoria que deseja. 

Para quem quer fazer parte do Quadro Técnico de Praças da Armada e do Corpo da Armada (CA), ou dos Fuzileiros Navais (FN), as exigências são mais específicas. Apesar da abrangência entre as profissões aceitas para essas áreas de atuação, a participação é restrita para candidatos do sexo masculino. 

Outras instâncias, como o Corpo de Engenheiros da Marinha, o Corpo de Intendentes e o Corpo de Saúde da Marinha, são mais diversas e aceitam a candidatura de ambos os sexos. Contudo, possuem restrição de idade: é preciso ter menos de 36 anos no ano em que o curso começa. Já para o Corpo Auxiliar de Praças, a idade máxima é de 25 anos.

São diversas as possibilidades dentro da Marinha, e se engana quem acha que é preciso formação técnica ou superior. A carreira nas Forças Armadas pode ser desenvolvida em diferentes níveis. Há vagas iniciais que aceitam quem tem um diploma do ensino médio para, lá dentro, escolher uma área de especialização. 

A maior parte das oportunidades está disponível para nível técnico e superior, mas as áreas de formação são as mais diversas possíveis. Para participar, basta se inscrever no concurso Marinha do Brasil na vaga que mais te interessa, mas não se esqueça de confirmar se o seu perfil atende às exigências da instituição. 

(Foto: Divulgação)

Pix: brasileiros poderão movimentar mais dinheiro

(Foto: Sesab)

Bahia registra 5.499 novos casos de Covid-19 e mais 111 óbitos pela doença