em

Perfil profissional: qual a importância e como descobrir o seu

Delimitar habilidades comportamentais e objetivos em um plano de carreira é fundamental para encontrar uma vaga de trabalho proveitosa

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Se inscrever para qualquer vaga de emprego, definitivamente, não é a melhor forma de se posicionar no mercado de trabalho. Isso porque, apesar de ter as competências práticas necessárias para a função, cada trabalho e cada empresa exigem um perfil profissional, para que o desempenho seja o mais proveitoso possível para a corporação e para o colaborador.

Esse perfil envolve as preferências do trabalhador quanto a diversas questões do ambiente de trabalho, como regras de vestimenta, horário da empresa, tipo de equipe e forma de atuação. Tudo isso deve ser correspondente e colaborar para o plano profissional traçado pelo colaborador.

Portanto, para escolher um emprego que realmente cause satisfação profissional, é necessário passar por um processo de autoconhecimento, para delimitar o perfil profissional e encontrar vagas correspondentes.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Testes comportamentais

Uma das táticas para traçar suas características é buscar um teste comportamental. Há diversos que podem ser encontrados na internet e consistem em questionários sobre hábitos, preferências e opiniões do avaliando. Há três principais tipos de testes disponíveis: DISC, Big Five e Teste dos quatro perfis básicos. Todos esses oferecem como resultado uma classificação de perfil e suas características.

Descubra suas principais habilidades

Além das capacidades práticas, obtidas a partir de cursos e que têm como função capacitar o desenvolvimento de cada função com conhecimento teórico, há também as soft skills, como são definidas as competências que englobam atitudes, sentimentos e comportamentos. Elas podem ser empatia, ética, liderança, resolução de conflitos, flexibilidade e gestão de equipes, por exemplo. É importante descobrir as que você mais domina, já que elas influenciam diretamente na satisfação e no bom desempenho, a depender da oportunidade de emprego e do perfil pessoal.

Busque por feedbacks

Em qualquer ambiente que envolva responsabilidades e tarefas, seja ele o trabalho, a faculdade ou em casa, os feedbacks podem contribuir para a identificação de pontos positivos e negativos. Peça a opinião e a análise de pessoas que participaram de atividades com você, para que seja possível compreender como os outros enxergam suas atitudes, já que a autoavaliação sozinha pode causar conclusões enganosas.

Procure ajuda profissional

Outra forma de se conhecer é com ajuda de um profissional especialista em carreiras. Esse apoio pode vir de alguém que trabalhe com análises do mercado de trabalho, ou de psicólogos que oferecem teste vocacional – em ambos os casos, há a possibilidade de tirar dúvidas e receber orientação de alguém que tem visão ampla sobre a relação entre características pessoais e rotina de trabalho.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias
Envie seu conteúdo para análise editorial: redacao@folhageral.com.br
Conheça as condições em https://www1.folhageral.com/termos-e-condicoes

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como a Covid-19 pode afetar a gestação

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 2.465 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas