em

5 hábitos para fazer do seu cartão de crédito um ótimo aliado

Apesar da anuidade, é possível pontuar a ponto de abater o próprio valor anual e ainda sair ganhando benefícios

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Não, nem todas as pessoas que possuem cartão de crédito estão fazendo mau uso dessa ferramenta. Assim como a sua saúde, assumir a responsabilidade de ter um cartão de crédito pressupõe mantê-lo em boas condições, com cuidados adequados e minimizando os riscos. De fato, aqueles que decifram o funcionamento dos cartões de crédito conseguem ótimos benefícios e vantagens exclusivas.

Curioso ou curiosa para se aprofundar no assunto? Aqui estão cinco hábitos saudáveis para usuários de cartão de crédito afim de lhes ajudam a controlar suas finanças e usufruir do que há de vantagem desse método de pagamento!

1. Crie um plano e permaneça com ele (aconteça o que acontecer!)

Comece criando um orçamento que descreve todas as suas receitas e despesas mensais. Isso lhe ajudará a mapear quanto você tem disponível para gastar e quanta dívida você pode assumir. Nesse processo, use planilhas do Microsoft Excel, ou até mesmo aplicativos de anotações para celular. Se você prefere o bom e velho papel e caneta, vá fundo. O importante é que você saiba o quanto pode gastar cada mês.

2. Cuidado com as taxas absurdas!

Na hora de escolher um cartão de crédito, você tem centenas de opções diferentes disponíveis. Por mais tentadoras que essas ofertas possam ser, atente-se para os bancos que cobram anuidades, visto que você não quer arcar com essa despesa neste momento. Isso porque há inúmeras fintechs, como o Nubank e Banco Inter, que lhe disponibilizam um cartão sem nenhuma taxa associada.

3. Se sua renda permitir, busque um programa de pontuação!

Enquanto fugir das anuidades é uma opção razoável para a maioria da população, se o seu rendimento for suficiente para conseguir um cartão de um banco tradicional – que cobrará anuidade – faça-o. Apesar da anuidade, é possível pontuar a ponto de abater o próprio valor anual e ainda sair ganhando benefícios. Quanto mais você gastar no crédito, maior será a sua pontuação.

Um consumidor esperto usará o crédito para pagar todas as suas compras possíveis, e isso inclui mercado, despesas com energia e água, entre outros. É possível até pontuar enquanto se diverte, como é o caso de jogos online que permitem o uso do cartão de crédito para compras in-game, o que é muito comum e bem exemplificado com a plataforma digital dos jogos da NetBet Brasil.

(Foto: Nubank/Reprodução)
(Foto: Nubank/Reprodução)

4. Fique atento ao dia do fechamento da fatura!

Se você pagar sua fatura integral todos os meses, estará basicamente obtendo um empréstimo gratuito de seu banco desde o momento da compra até a data de vencimento do ciclo de pagamento! Lembre-se que o melhor dia de compra é sempre 10 dias antes do vencimento da fatura. Se a sua conta vence no dia 30, o melhor dia de compra será no dia 20. Isso permite que, do dia 20 ao próximo dia 30, você tenha um período de 40 dias para usar o crédito.

5. Compre o máximo que puder no crédito!

Por fim, compre tudo o que puder no crédito. Não pague no dinheiro ou no débito (a não ser que o desconto seja muito grande!), deixe para colocar no seu cartão de crédito e guarde o dinheiro para pagar a fatura no final. Lembre-se, o ideal é que você pague sempre a fatura integralmente. Dessa forma, você irá pontuar (ou deixar o dinheiro rendendo) enquanto espera a data da fatura para realizar o pagamento!

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Descubra como os músculos se regeneram após os exercícios

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 2.460 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas