em

5 maneiras de conseguir dinheiro e sair do SPC/Serasa

Existem mais de 61 milhões de brasileiros com o CPF negativado, entenda como deixar de participar dessa estatística

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

O período de pandemia da Covid-19 tem sido bastante desafiador para todos os brasileiros, especialmente, para os que tiveram alteração em seus contratos de trabalho ou perderam o emprego. Dívidas acumulam e a dificuldade de obter crédito devido a negativação do nome prejudica ainda mais a situação de quem está sem perspectivas.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 2020 começou com um total de 61 milhões de brasileiros negativados. Embora a perspectiva fosse de que o número de inadimplentes diminuísse com o passar dos meses, a pandemia acabou provocando uma onda inversa, intensificando o total de pessoas com problemas financeiros.

(Imagem ilustrativa/Pixabay)
(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Se você está nessa situação, e quer deixar de fazer parte dessa estatística, confira 5 dicas para conseguir obter dinheiro e sair do SPC/Serasa:

Aproveite o FGTS Emergencial

Se você tem direito ao FGTS Emergencial de R$1.045, faça seu saque. Com esse dinheiro é possível começar uma reserva de emergência ou quitar algumas dívidas que estão atrasadas e comprometendo a integridade do seu CPF. A principal dica, no entanto, é: evite fazer mais gastos com esse dinheiro.

Procure por um empréstimo consignado

Dinheiro Extra e outras opções de consignado são uma boa solução para quem precisa de dinheiro urgente com uma taxa de juros baixa (1,80% ao mês). Destinado para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, o empréstimo consignado ajuda muitas pessoas a saírem do aperto e a organizar a vida financeira, sem consulta de CPF.

Use seu consórcio quitado

Quitou um consórcio? De acordo com Banco Central (BC), temporariamente durante a pandemia, o consumidor contemplado e que já tenha quitado as parcelas, poderá sacar o crédito do consórcio em dinheiro vivo ou por depósito bancário. Antes, era preciso aguardar 180 dias para ter acesso ao crédito e comprar o bem, sem a possibilidade de receber em dinheiro. Com a mudança, no entanto, vale sacar este valor e colocar a vida financeira em ordem.

Procure por crédito atrasado do INSS

O Ministério Público Federal (MPF) e o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, revisaram os cálculos para os benefícios por incapacidade ou pensões por morte deles decorrentes entre 2002 e 2009. Com isso, os segurados do INSS podem conseguir uma renda extra com o pagamento de atrasados do INSS. Com esse crédito em mãos também é possível quitar pendências e limpar o nome. Venda alguns bens. O melhor caminho para ter renda extra de forma simplificada é vender alguns bens. Roupas que não usa mais, eletrônicos, livros, joias, veículos, móveis e até imóvel. Se você precisa limpar seu nome, priorizar o pagamento das dívidas deve ser uma máxima ao conseguir dinheiro. Portanto, vale repensar o que pode ser vendido e começar a mudar de vida.

*Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião do Folha Geral

Conteúdo de colaborador*

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de responsabilidade do autor.

Fronteira internacional entre Estados Unidos e México (Foto: Wikimedia Commons)

Em meio à pandemia, brasileiros indocumentados nos EUA se viram para sobreviver e evitam hospitais por medo da polícia e dos custos

Matrícula 2020 - SAC Digital. Foto: Cláudia Oliveira

SAC Digital passa a oferecer serviços da Justiça Eleitoral on-line