em

Nem todos os vegetais devem ser conservados na geladeira; entenda as diferenças

Armazenar os alimentos no local correto é essencial

(Imagem: Divulgação)

Tomar cuidado com a conservação dos alimentos é essencial para garantir que eles tenham um bom tempo de duração, além de ajudar a prevenir uma possível intoxicação alimentar. Desde a lavagem até a forma e o local de armazenar, todos os passos fazem a diferença, mas é necessário prestar atenção, já que eles podem mudar de acordo com o alimento.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem todos os vegetais devem ser armazenados na geladeira, já que isso nem sempre é garantia de que eles manterão o mesmo sabor e terão aumento de sua durabilidade. Certos tipos de legumes e verduras devem ficar armazenados em temperatura ambiente, além de não precisarem ser lavados até o momento do uso. Confira as particularidades de diferentes alimentos.

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

Batata, mandioca e cenoura

Esse legumes tão utilizados no dia a dia devem, na realidade, ficar fora da geladeira. A baixa temperatura colabora para mudar o sabor, além de deixar os legumes flácidos mais rapidamente. O mais recomendado é guardá-los em um local escuro e seco, como uma despensa, dentro de um saco de papel.

Uma dica importante é não armazenar legumes e frutas juntos. É possível encontrar vários modelos de geladeira inox com diferentes compartimentos, assim, mesmo os tipos de alimento que podem ser guardados na geladeira manterão a qualidade e o gosto por mais tempo. Essa divisão deve ser feita porque as frutas, como maçã e pera, liberam gás etileno, promovendo o crescimento de brotos e raízes em tubérculos.

Alface, rúcula e outras folhas frescas

O primeiro passo para cuidar das folhas frescas é fazer uma boa higienização. Para isso, lave bem as folhas em água corrente, para retirar impurezas e bichinhos, e depois coloque-as em uma solução de 1 litro de água, misturada com um bactericida da sua escolha. Deixe as folhas de molho por 15 minutos. A seguir, enxague e seque com papel-toalha ou um pano de prato limpo. Guarde as folhas em um recipiente com tampa ou saco plástico. Uma boa dica é colocar papel-toalha entre as folhas, impedindo que elas queimem e fiquem amolecidas.

Cebola e alho

Temperos tão presentes no preparo da comida, eles não devem ser armazenados na geladeira, mas, sim, em um local arejado na temperatura ambiente e longe da luz. Manter a cebola em um ambiente frio e úmido, como a geladeira, faz com que ela amoleça mais rápido, e a luz também é um problema, já que faz com que a cebola amargue. Por conta da dificuldade no armazenamento sem perder a qualidade, é recomendado que a cebola seja usada toda de uma vez só.

(Foto: Divulgação)

Thiago Arancam e Padre Reginaldo Manzotti cantam juntos mensagem de esperança de Renato Russo e Flávio Venturini

(Foto: Paula Fróes/ GOVBA)

Bahia realiza 40 mil testes para detectar o coronavírus e alcança segundo lugar no ranking nacional de testagens