em

Como melhorar seu aprendizado de inglês na quarentena

Professor da EF English Live, maior escola de inglês online do mundo, dá dicas para ser mais produtivo e aproveitar o tempo em casa para evoluir no idioma

Imagem ilustrativa (Crédito: Freepik)

O isolamento social, apesar de incômodo, pode ser uma oportunidade para dedicar mais tempo a projetos que estavam deixados de lado ou mesmo que não vinham recebendo a atenção merecida. Desde o início da pandemia, a EF English Live, maior escola de inglês online do mundo, observou um aumento de 40% no número de alunos ativos, sendo que 50% deles apresentaram progresso nos níveis de inglês. Para o especialista em aprendizagem de idiomas e doutor em linguística Christopher McCormick, essa evolução tem relação direta com o atual cenário, que proporcionou essa oportunidade de maior empenho das pessoas. 

Pensando nisso, o especialista reuniu algumas dicas importantes para quem quer valer-se desse período para aprimorar o idioma e sair da quarentena mais preparado:

1- Dê uma chance para as legendas em inglês: 

Neste momento em que o entretenimento dos filmes e séries têm sido um grande aliado para passar o tempo, a  simples alternância da legenda em Português para o Inglês pode ajudar em muito no exercício tanto de leitura como de “listening” (ouvir em inglês).  “Para começar, o estudante pode praticar com filmes que já são conhecidos. Assim ele consegue associar bem o significado das frases sem precisar recorrer ao dicionário o tempo todo. É um excelente exercício”, aconselha o especialista.

Acompanhar o noticiário de outros países de língua inglesa ou mesmo músicas com as letras também é uma excelente opção.

2-   Arrisque na conversação: 

A evolução na conversação ou “speaking” é uma questão de prática, garante McCormick.  Além de ser uma boa forma de socializar na quarentena, os amigos podem organizar bate-papos em inglês pela internet ou usufruir das aulas online com professores nativos, como os disponíveis por escolas como a EF English Live. “Na escola, promovemos o English Day, que é uma data mensal em que a comunicação é exclusiva na língua. É um momento essencial para incentivar a prática entre os colaboradores da escola, tão importante especialmente quando o assunto é conversação”, comentou o diretor de Pessoas da EF English Live, Wagner Domingues.

3-  Leia sempre:

Segundo o doutor McCormick, ler livros em inglês dá chance ao estudante de aumentar seu vocabulário no seu próprio ritmo. É possível recorrer a ebooks com dicionários virtuais embutidos ou até mesmo livros físicos comuns. “O importante é tentar ao máximo entender o significado das palavras pelo contexto, e só usar o dicionário quando for absolutamente essencial”, orienta. Em tempos de pandemia, muitos conteúdos estão disponíveis gratuitamente, como é o caso do curso online da EF English Live. A escola está disponibilizando 30 dias de acesso ao material, que que reúne mais de 2000 horas de cursos, planos de estudo pessoal e certificados.

4- Não subestime a gramática:

Antes de dar os primeiros passos na conversação, doutor McCormick explica que é fundamental ter uma base de gramática mínima. “Saber como as principais estruturas linguísticas do inglês funcionam é importante para conseguir expandir o processo de aprendizagem”, explica. Por isso, o professor aconselha a dedicar uma parte do tempo para o estudo dessas estruturas.

5- Quer levar a sério? Estabeleça uma rotina.

Aprender inglês rapidamente é uma questão de tempo e de dedicação. Para conseguir resultados rápidos, é preciso estabelecer um plano de estudos e uma rotina. “Fazer isso sozinho é possível, mas o apoio de profissionais especializados corta caminhos e faz toda diferença na montagem de um plano de estudos efetivo. O hábito leva a prática à perfeição, assim como temos nossas rotinas pessoais diárias e obrigatórias, como tomar banho e almoçar, por exemplo, separar um tempo para estudar inglês também pode se tornar um hábito”, finaliza McCormick. 

Imagem ilustrativa (Créditos: Freepik)

Coronavírus e o dilema entre salvar vidas X manter a economia

(Imagem: Elói Corrêa/GOVBA)

Governo do Estado inicia pagamento do vale-alimentação a estudantes