em

Os diferentes tipos de cadeira para combinar com seu quarto

Fundamentais para criar mais conforto e espaços úteis no quarto, as cadeiras ainda podem ser consideradas itens importantes na decoração do ambiente

Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Embora não seja item obrigatório como a cama ou um armário, a cadeira para o seu quarto é uma mobília valiosa para garantir conforto e concentração, principalmente, para aqueles que realizam home office e precisam de outro espaço além do leito para poder trabalhar.

Acompanhada de uma mesa, as cadeiras são peças-chave não só para os adultos, mas também para crianças e adolescentes em fase escolar. Até para recém-nascidos elas são importantes, ao permitirem às mães terem em que se acomodar ao amamentar os bebês.

Além de todas essas funções, a cadeira, como toda mobília, também possui uma função estética para o ambiente onde fica. Por isso, deve estar condizente com o estilo de outros elementos, como as cores da parede e o material do piso. Confira algumas dicas antes de selecionar a sua.

Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)
Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

A função impacta o estilo

Antes de comprar uma cadeira, a primeira pergunta a se fazer é: qual será a principal função que ela auxiliará no quarto — estudar, relaxar ou decorar? A partir disso, você definirá qual modelo melhor contribuirá para o seu objetivo.

Qualquer que seja a resposta para a pergunta acima, a altura da cadeira é um fator primordial para garantir o conforto de quem a utilizará. Para isso, também é necessário verificar o tamanho da mesa, escrivaninha ou penteadeira a ser usada junto à cadeira, de modo que ambas permaneçam com alturas niveladas.

Para quem precisa da cadeira para trabalhar ou estudar, o conforto é a prioridade número um. Outra dica é pensar em modelos com regulagens, a fim de garantir uma boa postura e evitar problemas na coluna. Modelos com rodinhas e assentos acolchoados também são populares entre os que usam cadeiras para esses objetivos.

Garantir o bem-estar de quem tem um bebê em casa também é primordial, principalmente quando se trata do período de amamentação. Por isso, modelos maiores, com assentos mais largos, são indicados para esse caso. Além disso, os braços laterais podem ser imprescindíveis.

Junto à cadeira, colocar um móvel menor para apoiar os pés ou investir em um puff também é uma ótima dica. Outra opção é uma boa cadeira de balanço, que pode auxiliar os pais a colocar o bebê para dormir.

Estilo deve combinar com o quarto

As cores e o material da cadeira devem combinar com o estilo adotado no restante do quarto. Ambientes mais rústicos costumam abrigar móveis de madeira, enquanto quartos mais modernos geralmente contêm diferentes cores e um visual mais minimalista.

Combinar a cor da cadeira com algum acessório presente na cama também é uma forma de harmonizar diferentes elementos. Modelos coloridos costumam ser comuns em quartos para crianças, dando um ar alegre e acolhedor ao espaço.

Para ambientes que já tenham muitas cores, uma cadeira branca também pode ser uma boa pedida para trazer equilíbrio. O contrário também é possível: em ambientes marcadamente brancos, uma cadeira colorida realça a decoração, oferecendo energia.

Para criar um local aconchegante, é bom combinar a cadeira com uma estante, a fim de acrescentar livros, revistas e alguns objetos de decoração. Outro fator interessante é a iluminação sobre a prateleira, o que pode ser feito com a ajuda de luminárias.

Para quem é amante de livros, a claridade é essencial para criar um bom ambiente de leitura. Lugares apropriados para isso requerem cores mais frias, como o azul e o cinza. Para garantir a comodidade, recomendam-se cadeiras com encosto elevado, comportando as costas, o pescoço e a cabeça.

(Foto: Divulgação/Antt)

Quatro veículos clandestinos são apreendidos na Bahia pela ANTT

Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Por que o banheiro é um dos locais mais perigosos da casa?