em

Dicas para se tornar o melhor churrasqueiro da sua turma

Um churrasco completo e bem servido requer organização

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Nada como reunir os amigos e a família para um longo domingo de Sol num churrasco descontraído. Quem gosta de receber visitas em casa sente prazer em preparar tudo, deixando o convidados à vontade, enquanto esperam na banqueta por um almoço feito na hora, assado na brasa.

Mas ser um bom churrasqueiro requer alguma organização e preparo. É preciso pensar em todos os detalhes antes de sua execução. Uma dica prévia é que o carvão deve estar em contato com o fogo por, pelo menos, uma hora antes que os alimentos sejam colocados na churrasqueira, isso garantirá uma grelha efetiva para o seu almoço.

Outra dica importante é pensar quais carnes não podem faltar. Um anfitrião atencioso vai oferecer diferentes cortes de mais de um animal. Isso garante que você atenderá ao gosto das pessoas que está recebendo e fará todos se sentirem bem-vindos no seu evento.

Sabor Extra

O sal grosso é o elemento básico para temperar um bom churrasco. Sendo o clássico do modo brasileiro desse tipo de preparo de carnes, ele não pode faltar. De toda maneira, é possível ousar na hora de dar sabor ao seu churrasco e incrementá-lo com especiarias e ervas.

A simples adição de pimenta-preta em pó nas carnes vermelhas, por exemplo, já faz toda a diferença. Enquanto o sal grosso chama o sabor da carne, a pimenta irá encorpá-lo. Seus convidados vão ficar surpresos e te agradecer. Mas é importante que você não use a pimenta no churrasco todo, pois nem todos apreciam a especiaria.

Outra forma de adicionar sabor ao churrasco, em especial na hora de montar o prato, são acompanhamentos de tempero. Os clássicos vinagrete e farofa não podem faltar, mas é legal pensar além deles. O molho grego de limão, alho e azeite é uma boa pedida.

A dica final para que você ofereça, aos convidados, possibilidades de compor um prato saboroso na hora de se servir é cozinhar o bom e clássico arroz branco. O sabor mais neutro do grão faz um bom contraponto com os temperos mais marcantes e característicos do churrasco.

Para os vegetarianos

Uma pesquisa divulgada pelo IBOPE aponta que, aproximadamente, 19% da população brasileira se considera vegetariano, vegano ou simpatiza com o movimento em alguma dimensão. Por isso, as chances de você receber um convidado, ou ter um amigo próximo, que não consome carne animal é grande.

Um bom churrasqueiro anfitrião deve tirar isso de letra. Alguns cuidados básicos incluem nunca utilizar os mesmos espetos, chapas ou grelhas para assar vegetais e carnes. Isso evita que os legumes do churrasco fiquem com gosto de carne, causando desagrado. Agora é a hora de pensar em quais hortaliças vão bem na brasa.

Um churrasco vegetariano é mais simples do que se imagina, basta que você imagine quais vegetais já vão bem assados no forno convencional. Batata, abobrinha, berinjela, cebola e tomate estão entre os queridinhos. O melhor de tudo é ter legumes assados que agradarão não somente os vegetarianos, mas todos os convidados que vão saborear um churrasco completo cheio de acompanhamentos.

A dica final é para o clássico pão de alho. Quem compra pronto deve ficar atento aos ingredientes indicados na embalagem. Veganos não comem ovos, leites e seus derivados. Prefira marcas que não usem esses componentes, assim todos do churrasco vão poder se deliciar com o petisco.

Já quem prefere fazer seu próprio pão de alho em casa deve substituir os elementos do preparo. Ao invés de maionese e manteiga, por exemplo, pode se usar azeite de oliva.

Além disso, existem pessoas que comem carne animal, mas são intolerantes à lactose e ao ovo e que, geralmente, ficam de mãos abanando na hora do pãozinho favorito da churrasqueira. Pensar nisso vai te tornar um anfitrião e churrasqueiro completo e receptivo.

(Foto: Divulgação)

Confira qual é o legado de Jack Welch, tido como o gestor do século pela Fortune

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O que esperar da chuva de abril no Brasil?