em

3 truques para renovar a decoração de ambientes sem gastar muito

Confira algumas dicas simples para transformar a casa

Em uma reforma ou construção, os detalhes fazem toda a diferença. Uma composição bem adequada, móveis alinhados e estilo de decoração bem definido são essenciais para que o ambiente pareça muito mais elegante. Felizmente, não é preciso gastar muito dinheiro e material para renovar a aparência do espaço. Basta algumas mudanças simples para que a troca já seja percebida. Confira algumas dicas!

Mude de lugar

O primeiro passo para renovar completamente o ambiente é mudar todos os móveis de lugar, permitindo que novos ângulos sejam explorados. Na hora de pensar na nova disposição das peças, leve em conta como é a entrada de luz e a circulação de ar do cômodo. Crie alguns espaços agradáveis, como um conjunto de mesa e poltrona ao lado da janela ou um espaço para leitura. Posicione a mesa de jantar em um espaço aberto, para dar a sensação de amplitude.

Mude estantes e prateleiras de lugar, para que elas possam ganhar uma nova utilidade. Preste atenção ao remover a peça, retirando o parafuso com cuidado e usando uma parafusadeira Skil para posicioná-la no novo local. 

Moldura para janelas

Em casas e apartamentos antigos, é possível encontrar o batente de algumas das portas ou janelas com uma moldura, que pode ser pintada diretamente na parede ou feita de madeira. Caso sua casa ainda não tenha o batente pintado, pode ser um toque interessante, principalmente para emoldurar as janelas. Esse efeito vintage é facilmente reproduzido com tinta de aspecto envernizado para a parede. Na hora de decidir a cor, opte por um tom em comum com algum outro elemento da casa, seja por um móvel de madeira ou pela cor dos tacos do chão, por exemplo.

Brinque com materiais

O gesso é um ótimo material para pequenas reformas, além de não demandar muito esforço na aplicação. O boiserie é um tipo de revestimento criado na França entre os séculos 17 e 18, feito para adornar as paredes das casas de integrantes da alta sociedade. Encontrado em gesso, madeira e outros materiais, esse adereço é utilizado da mesma cor da parede, servindo para criar um destaque sofisticado sobre uma área. Ele pode ser utilizado de várias formas, tanto com quadrados de diferentes tamanhos, quanto como uma única peça. 

Além do boiserie, o gesso também pode ser usado para criar diferentes texturas na parede, atribuindo um clima moderno ao ambiente. A parede com textura pode receber uma cor diferente do restante do cômodo, sendo um ponto de destaque.

Aplicações de gesso são fáceis de encontrar em lojas especializadas. A aplicação também é simples, podendo ser realizada pelo próprio morador.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile