em

De mudança? Veja dicas para aproveitar melhor os espaços dos quartos

É possível organizar tudo, mesmo em ambientes menores

Fazer mudança não é lá algo muito prazeroso de se fazer, já que exige muita paciência, cuidado e, acima de tudo, muito trabalho. Uma das tarefas que devem ser planejadas, por exemplo, é como organizar os móveis.

Isso porque, de acordo com o posicionamento de cada coisa, você pode conseguir um ambiente mais ou menos espaçoso, com maior ou menor claridade, etc.

Pensando nos quartos, esse tipo de organização é fundamental, já que é nesse espaço que você vai poder descansar, estudar e dormir.

Aproveitando melhor os espaços

Principalmente quando se trata de ambientes pequenos, aproveitar melhor cada espaço da casa é fundamental. Isso significa, por exemplo, optar por móveis planejados, que garantam a otimização das áreas.

À primeira vista, isso pode até parecer complicado, mas não é. Trata-se de pensar em como utilizar melhor os espaços disponíveis e como deixá-lo organizado, sem perder a funcionalidade que cada coisa pode ter.

Os quartos são um ótimo exemplo de espaço que pode — e deve — ser melhor aproveitado, a partir de uma análise de melhor disposição dos móveis e de suas potencialidades funcionais.

Seja usando uma porta de correr no lugar de uma porta tradicional, a aplicação de prateleiras nas paredes ou mesmo colocando sua TV na parede, várias são as possibilidades.

Prateleiras

O uso de prateleiras é uma ótima opção para quem deseja aproveitar melhor qualquer espaço na casa, e no quarto não é diferente.

Você pode optar, por exemplo, por organizar seus livros, deixando-os mais à vista e mais fáceis de se pegar, quando quiser fazer uma boa leitura. Também é possível usar as prateleiras para colocar porta-retratos e peças decorativas, dando uma personalizada no ambiente.

Poder colocar produtos cosméticos, como perfumes, cremes de cabelo e corporais e até mesmo suas maquiagens, é uma opção para quem tem prateleiras no quarto, sem falar que dá para organizar pequenas coleções pessoais, caso você tenha alguma.

Nichos

O nicho é outra solução super bacana para deixar seu quarto organizado e melhor aproveitado. Pode ser embutido ou móvel, o importante é que ele seja funcional e consiga compor de forma harmônica o ambiente do quarto.

Assim como as prateleiras, os nichos podem abrigar livros, porta-retratos, pequenas coleções e peças decorativas. 

Porta de correr

A melhor opção para quem deseja gastar menos espaço com o movimento de abre e fecha das portas é a sua versão de correr. Elas tendem a ser mais leves e existem versões muito bonitas, variando conforme o material usado.

Guarda-roupa com porta de espelho

Ter um bom espelho é algo praticamente indispensável em qualquer quarto que se preze. Mas por que não deixá-lo de uma forma que ele não ocupe nenhum tipo de espaço extra e ainda deixe o ambiente mais bonito?

Para isso, os guarda-roupas com portas de espelho são a melhor opção, já que vão ocupar o mesmo espaço, com o bônus de serem espelhados.

Gaveteiros

Outra ideia é o uso de gaveteiros. Abaixo da cama, por exemplo, eles podem servir como lugar onde se guarda a roupa de cama e de banho, diminuindo o volume das peças do seu guarda-roupa.

Existem também opções de rodinhas que podem ser movidas por todo o espaço. Uma dica para quem usa o quarto como espaço de estudo é ter um gaveteiro móvel para guardar papéis e documentos, bem como material de escritório, como agenda, caderno, caneta e lápis.

TV na parede

Uma boa forma de economizar espaço é colocando a sua TV, caso goste de ter uma em seu quarto, na parede. Isso permite que você tenha uma boa visão do aparelho e não precise se preocupar com o espaço que a televisão ocuparia.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile