em

Conheça os alimentos brasileiros que mais fazem sucesso entre os estrangeiros

Das frutas ao pão de queijo, nosso país exporta cultura por meio da gastronomia

(Foto: Divulgação)

Uma das principais maneiras de conhecer uma cultura é por meio da sua culinária. O que se come e bebe em determinado local diz muito sobre o estilo de vida das pessoas que vivem ali.

No Brasil, isso não é diferente. No entanto, há a ressalva que muito do que consumimos no nosso dia a dia não fica apenas por aqui, mas também é exportado. De fruta amazônica até pratos elaborados, muitos alimentos daqui conquistam fãs em diversas partes do mundo e levam o jeitinho brasileiro para fora.

Para quem migrou ou é expatriado, essa é uma forma de matar a saudade de casa e de apresentar aos novos colegas o que o nosso país tem a oferecer em termos gastronômicos. Mas você sabe quais são os alimentos que mais fazem sucesso com os gringos? 

YouTube te conta

Com uma breve pesquisa sobre o tema no YouTube, você encontrará muitos canais que apresentam comidas típicas brasileiras a estrangeiros de várias idades e localidades.

E como gosto é algo muito pessoal, encontra-se de tudo: de criança alemã que se apaixonou por brigadeiro, até irlandês que odiou pizza de frango com catupiry e japonês com nojo de feijoada.

Iguarias exportadas

Uma reportagem divulgada pelo jornal norte-americano The New York Globes, reproduzida pela revista Veja em seu site, apontou algumas iguarias nacionais que foram amadas e odiadas pelos estrangeiros. A reportagem dividiu opiniões, principalmente por criticar alguns alimentos típicos, como o biscoito de polvilho.

Na lista citada pela publicação, encontramos:

Biscoito de polvilho

criticado como sendo “ar que se transformou em bolacha”, é um petisco que costuma fazer sucesso fora do país;

Açaí

O creme gelado da fruta amazônica conquista paladares exigentes;

Coxinha

Paixão nacional, ela também é adorada pelos gringos. A família norte-americana da página @lilyandchloeofficial se tornou influenciadora no Brasil, sobretudo pela expressividade da filha caçula, Chloe. Inclusive, eles já vieram ao país algumas vezes e sempre relatam em sua página no Instagram o quanto adoram e sentem falta da coxinha brasileira;

Café

Sim, nosso popular cafezinho é paixão mundial, sendo preparado de diferentes maneiras em cada canto do mundo;

Tapioca

Até jornais estrangeiros, como o britânico The Guardian, já divulgaram como preparar a iguaria, segundo a reportagem da revista Veja;

Pão de queijo

O quitute mineiro já é exportado para vários países e é um sucesso a qualquer hora do dia;

Brigadeiro

Há quem considere doce demais, mas ninguém come apenas um docinho quando o prova, os gringos que o diga;

Caipirinha

O drink é simplesmente adorado pelos estrangeiros e é pedida obrigatória a qualquer um que esteja visitando o Brasil. A tradicional, feita com cachaça, pode ser considerada forte para alguns. Versões com vodca ou saquê e outras frutas além do limão também ganham adeptos.

Guaraná

O refrigerante feito com o guaraná, famosa fruta amazônica, também é idolatrado por estrangeiros há várias décadas. Exportado, ele é considerado doce para alguns e exótico para outros.

Churrasco

A paixão nacional por carnes na brasa fez com que as churrascarias rodízio fossem exportadas. Hoje, já é possível comer uma bela picanha em qualquer continente com gostinho brasileiro.

Feijoada

Outro prato típico da nossa gastronomia, a feijoada vai além da cumbuca de feijão e carnes: é uma refeição completa com guarnição, acompanhamentos e fartura.

(Foto: Freepik/Divulgação)

Glitter? Aprenda a proteger os olhos no carnaval

(Foto: Divulgação)

Custo-benefício: casa perto do trabalho ou carro próprio?