em

Como se proteger dos golpes com o cartão de crédito no carnaval?

O carnaval é uma das épocas mais aguardadas do ano e, para aproveitar até o fim da festa sem nenhuma dor de cabeça é preciso ter alguns cuidados, afinal, nem mesmo os melhores cartões de crédito estão ilesos a golpes que podem acontecer. Muitos são os tipos de golpes financeiros que acontecem durante os blocos […]

Ilustração (Foto: Freepik)

O carnaval é uma das épocas mais aguardadas do ano e, para aproveitar até o fim da festa sem nenhuma dor de cabeça é preciso ter alguns cuidados, afinal, nem mesmo os melhores cartões de crédito estão ilesos a golpes que podem acontecer.

Muitos são os tipos de golpes financeiros que acontecem durante os blocos e os dias de festa, por isso, é preciso estar atento e seguir algumas recomendações para que esse tipo de problema não aconteça com você.

Separamos alguns golpes comuns nas aglomerações e dicas para você se proteger, confira!

Troca de cartão

A troca de cartão é um dos golpes mais conhecidos no carnaval, afinal, a euforia e aglomeração são tão grandes que as pessoas não dão atenção aos detalhes em suas compras e o prejuízo pode ser grande.

Esse golpe acontece no momento da distração enquanto o cliente dá o cartão para realizar algum pagamento. Além de observar a senha digitada, o cartão é trocado por algum semelhante e bem parecido ao seu.

É importante ter atenção às compras com cartão nas ruas, verificar a todo instante os vendedores e não deixar que eles saiam com as maquininhas de cartão de perto de você.

É válido também colocar algum adesivo no cartão, na parte distante do chip, que pode te ajudar a identificar o seu pertence e inibir a ação dos golpistas.

Outro ponto de atenção é no momento da digitação de senhas, não deixe que as pessoas vejam enquanto você digita na máquina e observe se a máquina está realmente na função da finalização da compra, não sendo induzido a digitar a senha antes da hora.

Valor errado ou duplicado na maquininha

Esse golpe também é típico do carnaval e aplicado por vendedores mal-intencionados que se aproveitam da pressa e distração das pessoas inserindo valores diferentes na maquininha do que realmente é vendido o produto.

É comum que se insira um 0 a mais na máquina causando grande prejuízo, afinal, uma compra de R$10,00 pode facilmente se tornar um gasto de R$100,00 que não terá recuperação do dinheiro.

Por isso, tenha atenção antes de digitar sua senha e confira se o valor é realmente aquele que você deve pagar.

Além do valor errado, ocorre também o pagamento duplicado. O vendedor passa seu cartão em uma maquininha, você digita a senha e ele diz que a operação não foi finalizada. Dessa forma, ele realiza uma nova cobrança que te fazem pagar duas vezes o mesmo valor e o prejuízo só é percebido ao olhar o extrato.

Para isso, peça sempre o recibo e comprovante de compra, tenha muita atenção às maquininhas e não deixe que os vendedores fiquem longe de você.

Roubo pelo aplicativo

Os golpes não acontecem apenas com os cartões físicos da vítima e eles podem ocorrer também através do aplicativo do banco instalado no celular. Portanto, além do cuidado com o cartão é preciso ter atenção ao celular, que carrega diversos dados importantes do usuário.

A perda ou roubo do celular pode ocasionar prejuízos financeiros, portanto, em casos como esse além de entrar em contato com a empresa de telefonia é preciso alertar o banco e a operadora de cartão de crédito.

Como evitar cair em golpes com o cartão de crédito?

Muitos são os golpes que podem acontecer durante a folia, por isso, é preciso ter atenção e tomar alguns cuidados básicos, como:

  • Nunca empreste seu cartão para ninguém e não o perca de vista. Tenha o máximo de controle no momento das compras para evitar a troca de cartão.
  • Ao receber o seu cartão confira o seu nome para ter certeza que não foram feitas trocas.
  • Tenha cuidado ao digitar sua senha e tampe o visor e a maquininha sempre que possível. Além disso, fique próximo das pessoas que estão com você durante as compras na rua.
  • Sempre solicite a sua via do comprovante de venda após pagar uma compra.
  • Cadastre-se para receber avisos por e-mail ou SMS das transações realizadas com seu cartão, assim, torna-se mais rápido identificar compras que não foram suas.
  • Nunca guarde a senha anotada junto com o cartão.
  • Tome cuidado com esbarrões acidentais ou não, que possam te fazer perder de vista o cartão no momento das compras.
  • Em caso de roubo, perda ou extravio comunique imediatamente à central de atendimento do seu banco, solicite cancelamento e registre um boletim de ocorrência.
  • Sempre que possível, utilize dinheiro para pagamentos nas aglomerações.

Os golpes com cartão de crédito são muito comuns em festas de carnaval, porém, com alguns cuidados e atenção é possível sair ileso e apenas curtir a festa sem preocupações. Aproveite nossas dicas, guarde seu cartão e bom carnaval!

Ilustração (Foto: Freepik)

Vai passar o carnaval em Salvador? veja dicas para curtir em segurança

Foto: GOV/BA

Rede SAC modifica horários de funcionamento durante o carnaval