em

5 cursos online para entender melhor sobre economia

Confira a nossa seleção de cursos on-line sobre economia que podem impulsionar a sua carreira

Ilustração (Foto: Divulgação)

A educação financeira é fundamental para a sociedade e, no fim de 2019, se tornou uma matéria obrigatória na grade curricular estudantil. Por meio dela, é possível administrar o dinheiro com sabedoria e responsabilidade e, assim, conquistar a tão sonhada estabilidade.

Um dos tópicos mais importantes a serem abordados no estudo da economia é o mercado financeiro, pois ele oferece inúmeras possibilidades. No entanto, é complexo e variável, requerendo estudos constantes.

Todavia, além dos assuntos já citados, há uma série de outros conteúdos a serem compreendidos por meio de análises econômicas e, pensando nisso, selecionamos alguns cursos — de variados níveis — com os quais é possível aprimorar todos esses conhecimentos.

5 cursos à distância que abordam economia

A correria do dia a dia, muitas vezes, impossibilita que estejamos fisicamente presentes em uma sala de aula. Entretanto, os cursos on-line são soluções eficientes para esse problema, pois prezam, acima de tudo, pela qualidade do ensino.

Para aprender economia sem precisar sair de casa ou enquanto se locomove entre um destino e outro, confira 5 excelentes cursos, totalmente gratuitos, sobre o tema.

1. Finanças pessoais – SENAI

O curso EAD de Finanças pessoais do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) possui a carga horária total de 14 horas, que devem ser completadas ao final de 20 dias corridos. Finda a demanda de horas, é emitido um certificado de conclusão.

A inscrição pode ser realizada em qualquer dia e horário e, além de ser curto, o curso é de nível básico, ou seja, ideal para quem precisa compreender conceitos introdutórios da área.

Por meio dele, o aluno identifica qual é o seu perfil financeiro, aprende a gerenciar dívidas, planejar suas finanças pessoais e entende o valor da educação financeira, etc.

2. Como organizar o orçamento familiar – FGV

O portal da FGV (Fundação Getulio Vargas) disponibiliza diversos cursos, e cinco deles são voltados para ciências econômicas.

Entre eles, o curso Como organizar o orçamento familiar tem como objetivo conscientizar as pessoas a planejarem a sua vida financeira e a organizá-la em casos de endividamentos.

A inscrição é realizada mediante ao cadastro no site, e a carga horária total do curso é de 12 horas. Para obter a declaração de participação, o aluno deve obter uma nota igual ou maior que 7 no teste final.

3. Introdução ao Tesouro Direto – Tesouro Direto

O Tesouro Direto dispõe de uma ferramenta de treinamentos destinada a quem pretende investir ou já investe no Tesouro. Ela é dividida em três módulos e o primeiro deles é o curso de Introdução ao Tesouro Direto.

Diferentemente dos demais cursos citados, não é necessário realizar cadastro ou inscrição, além de não haver como medir carga horária, tampouco o recebimento de certificação no final, pois todo o material é disponibilizado no formato PDF.

No caso do curso em questão, o arquivo possui 44 páginas e aborda temas como orçamento pessoal, o que é Tesouro Direto, o que são títulos públicos, vantagens do programa de investimentos, etc.

4. Poupança e investimentos – CVM

A CVM Educacional oferece um curso rápido sobre Poupança e investimentos, dividido em três módulos: os dois primeiros abordam quatro tópicos e, o último, cinco.

Os principais assuntos tratados são: planejamento da vida financeira, dívidas, consumo, organização de contas e investimentos.

Para se inscrever, é preciso se cadastrar previamente no site, preenchendo campos de informações básicas, como nome, e-mail e senha.

5. Como planejar a aposentadoria – FGV

Mais um curso da FGV, Como planejar a aposentadoria pode ser descrito como uma das receitas de calmaria e sossego após o término do período de trabalho ativo.

Ele promete conscientizar o aluno sobre a importância desse planejamento, além de apresentar métodos para a realização do mesmo.

A carga horária do curso é de 10 horas, e tanto a inscrição quanto a declaração de participação seguem as mesmas regras do curso Como organizar o orçamento familiar — mencionado acima.

Ilustração (Foto: Divulgação)

A situação apertou? Como sair das dívidas com empréstimo?

(Foto: Adenilson Nunes/GOV-BA)

IBGE aponta crescimento de 0,8% para safra de algodão em 2020 na Bahia