em

Quais os melhores investimentos para pequenos empreendedores

Quem já tem uma empresa, mas quer variar as suas atividades, precisa ficar atento ao mercado. Existem diversos bons negócios para pequenos empreendedores, que podem aumentar e muito a sua lucratividade atuando de uma forma que ainda não pensavam em agir. O principal item para o sucesso é a pesquisa. Os pequenos empreendedores podem apostar […]

Ilustração. Foto: Arquivo Folha Geral/Freepik

Quem já tem uma empresa, mas quer variar as suas atividades, precisa ficar atento ao mercado. Existem diversos bons negócios para pequenos empreendedores, que podem aumentar e muito a sua lucratividade atuando de uma forma que ainda não pensavam em agir. O principal item para o sucesso é a pesquisa.

Os pequenos empreendedores podem apostar em atividades novas, para dar um rumo diferente ao negócio, ampliando a lucratividade. Ou também é possível investir em um novo ramo, que esteja se destacando e crescendo bastante a cada ano. Confira quais são os melhores investimentos para pequenos empreendedores.

Como investir sendo um pequeno empreendedor?

Se você é um pequeno empreendedor, é importante fazer o que gosta, o ideal é priorizar negócios digitais, que não tomem muito tempo e dinheiro com espaço físico. Uma opção interessante é avaliar o mercado, para tentar identificar o que está faltando na sociedade, investindo nisso.

Existem algumas técnicas que com um pequeno investimento podem ser colocadas em prática e que certamente irão aumentar a sua lucratividade. Não faça nada arriscado sem uma boa pesquisa de mercado.

Loja online

Muitos empreendedores podem pensar assim: “poxa, meu negócio é pequeno, como que eu vou me destacar na internet entre tantos?”.

Por isso, é importante adotar as estratégias adequadas, para que o seu pequeno empreendimento consiga ganhar espaço em um novo segmento de atuação.

O faturamento das vendas eletrônicas vem disparando a cada ano, somente em 2019 foram aproximadamente R$ 80 bilhões, passando dos 3,4 trilhões de dólares se considerarmos o mundo inteiro. Obviamente que existem marcas consolidadas neste meio, mas é possível apostar em algo novo e que chame atenção.

Se você tem uma pequena fábrica, talvez seja interessante começar a vender seus produtos pela internet, assim expandindo a sua área de clientes.

Importação de produtos

Muita gente tem reforçado o caixa e importado diferentes tipos de produtos, o que pode ser um dos primeiros passos para a abertura de uma loja online. É possível apostar em produtos que são desconhecidos no Brasil, mas que podem fazer um grande sucesso.

O melhor a fazer é estudar o mercado e encontrar brechas nas necessidades dos consumidores brasileiros, a partir disso, é possível investir nas importações. A China pode aparecer como um dos principais locais que servirão de fornecedores, mas é possível ir além disso.

O Sebrae alerta em seu site que importações acima de 3 mil dólares possuem regras específicas. É fundamental que o CNPJ da empresa esteja em situação regular, incluindo a possibilidade fazer importações e exportações.

Mercado pet

O Brasil já está entre os países do mundo onde mais gastam com o mercado pet. Este segmento possui várias vertentes, como banho e tossagem, produção de roupinhas específicas para animais ou então o desenvolvimento de alimentos especiais. O faturamento está na casa dos bilhões de reais, interessante para quem deseja fazer um investimento.

A demanda por serviços pet é crescente, principalmente nos sábados, então uma dica interessante é apostar neste nicho de atividades e desenvolver campanhas para conquistar o público também para outros dias. O mercado pet segue em pleno crescimento e deve ser uma das apostas para quem deseja ampliar seus negócios.

Trabalhe com afiliados

O sistema de afiliados é outro que conquista muitos usuários da internet, sendo uma oportunidade de negócios para infoprodutores. Funciona mais ou menos assim: o produtor desenvolve um produto e coloca em um site, o afiliado pega o link e divulga, quando alguém compra, o afiliado lucra uma parte, a plataforma fique com uma fatia e o resto vai para o produtor.

Se você é um pequeno empreendedor, pode ser a melhor maneira de vender os seus produtos, já que assim eles chegarão a bem mais pessoas interessadas. Os usuários da internet dispostos a trabalhar como afiliados podem usar o Facebook, YouTube e blogs para potencializar o alcance do seu produto.

Marketing pelo Instagram

O Instagram hoje é tomado por jovens, sendo a principal rede social para os adolescentes e quem está nos primeiros anos da idade adulta. É um espaço com bom apelo visual, onde poderá destacar seus produtos com fotos e vídeos de qualidade.

Trabalhando uma boa estratégia, é possível que o seu pequeno negócio se destaque nesta plataforma e a partir disso, o seu lucro comece a crescer.

Centro de Análise de Fibras Algodão Bahia. Foto: Divulgação/Abapa

Bahia ultrapassa a marca recorde de três milhões de análises de fibra de algodão em 2019

Ilustração. Foto: Divulgação

Código de Trânsito Brasileiro completa 22 anos zelando pela segurança viária