em

5 dicas para cuidar da saúde bucal durante as festas de final de ano

Dezembro caminha para o final e, com ele, aumentam as expectativas e preparativos para a noite de Natal e a Festa de Réveillon. Além das tradicionais ceias, é momento também para as confraternizações no trabalho ou entre amigos, celebrando os encontros e alegrias do ano que está acabando. Nessa época o que não faltam são […]

Ilustração. Foto: Pixabay

Dezembro caminha para o final e, com ele, aumentam as expectativas e preparativos para a noite de Natal e a Festa de Réveillon. Além das tradicionais ceias, é momento também para as confraternizações no trabalho ou entre amigos, celebrando os encontros e alegrias do ano que está acabando.

Nessa época o que não faltam são verdadeiras delícias doces e salgadas, bebidas e petiscos para todos os gostos e idades. E quando a temporada da mesa farta está aberta os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados, principalmente para pessoas que estejam fazendo ou tenham acabado de realizar procedimentos de estética dental, como clareamento, por exemplo. O mesmo vale para quem possui próteses ou utiliza aparelho ortodôntico.

Confira dicas simples de como aproveitar as festas e saborear os pratos típicos da época sem prejudicar a beleza e a integridade dos dentes.

Prepare uma necessaire com itens de higiene bucal

Nem sempre as celebrações acontecem nas nossas próprias casas, mas sim em reuniões nos lares de familiares, amigos, ou em mesmo em espaços externos como restaurantes e buffets. 

Não deixe de levar na bolsa ou na mochila, sempre que possível, um pequeno estojo ou necessaire com escova e pasta dental, enxaguante bucal e fio dental para manter a higiene em qualquer ocasião. 

Fuja do palito de dente

Caso não tenha seu kit de higiene bucal à mão, resista à tentação de usar o bom e velho palito de dentes para remover resíduos dos dentes.

A ponta dura dos palitos de madeira machuca as gengivas e pode causar sua retração, além de não ser eficiente para retirar completamente pequenos restos de alimentos. Vale lembrar que eles também não são esterilizados e podem conter bactérias diversas, principalmente quando não estão individualmente embalados. 

Em caso de emergência, prefira mascar um chiclete sem açúcar para ativar a salivação e remover parte dos resíduos.

Atenção aos alimentos da época

A maioria das receitas tradicionais de fim de ano, principalmente as natalinas, têm castanhas, avelãs e nozes como ingredientes especiais. 

Apesar de deliciosas, essas oleaginosas são duras e devem ser mastigadas com atenção, principalmente para quem usa algum tipo de prótese, aparelho ortodôntico ou algum tipo de resina e cerâmica restauradora nos dentes. Jamais tente tirar a casca desses alimentos duros com os dentes, pois isso pode causar rachaduras, desgastes e até fraturas mais sérias.

Sempre após consumir alimentos ricos em açúcares como bolos, biscoitos, caramelos, frutas cristalizadas, panetones e rabanadas, por exemplo, escove bem os dentes sem se esquecer de usar o fio dental.

Cuidado com bebidas e drinks

As bebidas também podem causar impactos na estética e na saúde dental. Um exemplo é o vinho: além de ácido, sua coloração escura pode escurecer e manchar os dentes.

O mesmo vale para os energéticos, sucos artificiais e refrigerantes. Seus açúcares agem na deterioração da camada protetora dos dentes e devem ser consumidos com moderação.

Não se esqueça de beber água

Em meio a tantas delícias gastronômicas e tentações, é fácil se esquecer de ingerir água normalmente. 

Além de hidratar o corpo a ajudar no processo de salivação, mantendo a saúde da boca, a água também vai ajudar a manter o corpo saudável em meios aos excessos das festas, principalmente quanto à desidratação causada pelo consumo de bebidas alcoólicas que causa a famosa ressaca. Boas festas!

Ilustração. Foto: Divulgação

Motoristas e pedestres reconhecem melhorias no trânsito e diminuição de acidentes depois da instalação de radares