em

5 aplicativos que ajudam a economizar na reforma da casa

Ilustração. Foto: Arquivo/Folha Geral
Ilustração. Foto: Arquivo/Folha Geral

Cedo ou tarde a reforma é uma medida inevitável para proporcionar renovação e mais conforto à casa. Seja para corrigir problemas estruturais ou mesmo para dar novos ares ao ambiente, essas pequenas ou, às vezes, grandes obras, exigem muito planejamento, empenho e também investimentos consideráveis.

Não é exagero nenhum dizer que muitas pessoas sentem calafrios em imaginar o processo de reforma. Afinal, dependendo da magnitude e da complexidade do projeto, é preciso lidar com longos dias de trabalho intenso, incontáveis idas às lojas de material de construção, coordenação de profissionais, além de gastos planejados ou não. 

Mas, no final, ter sua casa do jeito que foi planejado faz valer a pena todos esses momentos de esforço e a dedicação à empreitada.

Felizmente temos a tecnologia para nos ajudar nessa missão. Há uma série de aplicativos desenvolvidos especialmente para dar uma boa ajuda na otimização dos processos de reforma, proporcionando mais economia de recursos e também de tempo. 

Verifique a compatibilidade dos requisitos de cada programa para seu aparelho celular (alguns funcionam a partir de recursos como o giroscópio, por exemplo, que permite uma tomada de 360º do ambiente).

Mãos à obra e boa reforma!

Magicplan

Esse app é uma excelente ferramenta para a criação de plantas arquitetônicas. Uma planta bem mensurada é fundamental para a execução da obra. Por meio da câmera do smartphone, o Magicplan consegue medir um cômodo e, partir das dimensões capturadas, desenhar uma planta 2D ou mesmo uma planta interativa 3D. 

Disponível para iOSAndroid.

Photo Measures Lite 

A partir de uma foto do ambiente, o app traça as medidas importantes para evitar o desperdício de materiais, como litragem de tintas, papéis de parede, metros quadrados de revestimentos para o piso e ajuda a mensurar os espaços exatos para instalação de móveis e peças decorativas. 

Disponível para iOS e Android

Eucafloor

A decisão e aplicação dos revestimentos para o piso tendem a ser uma das partes mais complexas da reforma. Gratuito em em português, o app Eucafloor ajuda a comparar e testar qual é o melhor opção não apenas para os ambientes da casa, mas também para ambientes comerciais. Nele há informações sobre as principais características dos pisos e revestimentos, dicas para aplicação e manutenção e limpeza. 

Disponível para iOS e Android

Homestyler Interior Design

Este é um aplicativo completo para design de interiores e decoração e criar diferentes projetos comparativos. Com ele é possível testar diferentes tons e ideias para as paredes, texturas dos revestimentos, formatos e posicionamentos dos móveis, panorama da instalação de prateleiras, quadros, peças decorativas, pontos de iluminação e diferentes modelos de lustres e luminárias e muito mais.

Disponível para iOS e Android 

Color Smart

Pensando em facilitar a escolha de tintas, o aplicativo oferece uma ampla paleta de cores para que seja possível testar as mais diversas variações de tonalidades nos espaços internos dos projetos exibidos. O pré-teste das cores ajuda a dar um acurado panorama de combinações com outros pontos importantes da reforma, como tonalidades de madeiras dos móveis ou pisos e também com eletrodomésticos e peças decorativas diversas. 

Disponível para iOS e Android

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile