Ilustração. Foto: Pixabay
em

Como economizar nas reformas de apartamento

Dicas que vão ajudar você a conquistar a casa dos sonhos otimizando o orçamento

Viver em um espaço que mais parece um cenário de filme é o sonho da maioria das pessoas. Mas só de imaginar uma reforma, e o trabalho que uma obra costuma dar, muitos acabam desistindo totalmente dessa ideia.

No entanto, a boa notícia é que uma reforma pode ser mais prática do que se imagina. Hoje, existem vários truques rápidos e práticos capazes de renovar qualquer espaço sem todo aquele quebra-quebra – e o melhor: gastando pouco.

Para descobrir que truques são esses e como começar a planejar uma mudança completa no visual do seu apartamento, é só continuar lendo até o final.

Renove os azulejos sem quebrar usando tinta

Se os azulejos que revestem o banheiro ou a cozinha estão precisando de uma renovada, saiba que quebrar e trocar por novas cerâmicas não é a única saída. É possível mudar a cor e trazer de volta o brilho dos revestimentos usando tinta.

Basta procurar por tintas epóxi, escolher a cor que mais combina com o seu novo espaço e pronto, é só colocar a mão na massa. Ou melhor, na tinta. 

Atenção: se a área do banheiro que vai receber a nova tonalidade é um espaço que costuma ficar molhado, opte por versões específicas para áreas molhadas. Isso vai aumentar – e muito – a durabilidade do produto.

Mude as paredes com papel de parede autocolante

Se você não aguenta mais aquela parede da sala toda pintada de uma cor só, ou quer dar um visual mais moderno ao seu quarto, saiba que é possível fazer isso usando papéis de parede. 

Calma, a ideia aqui não é utilizar aqueles papéis que exigem uma demão de cola e toda aquela trabalheira. Nada disso! Hoje existe uma infinidade de opções de papéis de parede autocolantes no mercado, muito mais fáceis de aplicar. Basta limpar a parede com um pano seco, remover a película de proteção do adesivo e colar na área desejada.

Além dos papéis para a parede toda, existem adesivos menores com frases e ilustrações, todas capazes de mudar completamente o visual da sua casa.

Aplique pisos novos sobre os revestimentos antigos

Você não aguenta mais o piso do apartamento, mas a ideia de quebrar ele todo para aplicar um novo é impensável? Com a técnica de piso sobre piso você, finalmente, pode renovar completamente o revestimento, sem quebrar nada. É só instalar o novo piso por cima.

Diferente do método tradicional, que envolve a retirada do revestimento anterior para aplicar o novo, na técnica piso sobre piso basta “esconder” o original utilizando uma argamassa específica, chamada de “argamassa colante”. 

Veja o passo a passo:

1. Remova as peças que estiverem com problemas (trincas, fissuras, anomalias) usando um martelo de borracha e preencha os espaços com argamassa e areia;

2. Limpe toda a superfície dos pisos antigos;

3. Aplique a argamassa colante sobre os pisos antigos – é preciso ser ágil, pois essa argamassa tem secagem rápida – e faça aquelas saliências com os dentes de uma desempenadeira de metal;

4. Assente os pisos novos com cuidado e verifique o nivelamento;

5. Coloque os espaçadores entre as peças para que permaneçam alinhadas e o espaço para o rejunte seja preservado;

6. Limpe o excesso de argamassa usando uma esponja e aplique o rejunte.

Caso você tenha experiência, é possível fazer esse trabalho tranquilamente sem a ajuda de ninguém. Mas se preferir, ou não tiver habilidade com esse tipo de coisa, peça auxílio a um profissional especializado e economize ainda mais tempo.

Instale novas luminárias em diferentes cômodos  

Outra ideia que vai, sem dúvida, deixar os ambientes do seu apartamento ainda mais bonitos é a instalação de luminárias. 

Seja na cozinha, sala de jantar, sala de estar ou em qualquer outro espaço, as luminárias são capazes de dar um visual sofisticado e moderno ao seu lar, tudo sem quebra-quebra e com total facilidade. 

Tipos de luminárias

Pendente: se a ideia é criar ambientes aconchegantes, aposte nos pendentes. Eles são excelentes escolhas para os cômodos cujo objetivo é proporcionar relaxamento, como a sala de estar e a mesa de jantar.

Abajur: devido ao seu tamanho e formato, os abajures são opções para espaços voltados à leitura. Sendo assim, são o tipo de iluminação indicada para os criados-mudos e mesas de canto.

Plafon: para os ambientes que pedem um tipo de luminária mais discreta, cujo foco seja de fato a iluminação e não o visual, os modelos plafon são os ideais. Na cozinha e no escritório, por exemplo, elas se adequam muito bem.

Arandela: por último, mas não menos importante, existem as arandelas, modelos de luminária para ambientes que não precisam de uma grande fonte de iluminação direta. É o caso, principalmente, dos banheiros e dos corredores.

Gostou das dicas de como economizar nas reformas de apartamento e renovar o seu lar sem precisar esquentar a cabeça com quebra-quebra? Então, aproveite para colocar a mão na massa e transformar o seu apartamento ainda em 2019.

E se você ainda não tem um lar para chamar de seu, que tal viver em um dos bairros mais exclusivos do Rio de Janeiro? Um apartamento em São Conrado, pertinho dos pontos de interesse mais famosos da Cidade Maravilhosa pode ser exatamente o que você precisa para viver no lugar dos sonhos.

Ilustração. Foto: Divulgação

Bahia faz 30 mil cirurgias de hérnia em um ano

Universidade de Oxford. Foto: Divulgação

5 Universidades no Reino Unido que aceitam o Enem