em

Veja dicas para decorar sua casa com itens criativos

Tamanho dos espaços e estilo pessoal são fatores para uma boa decoração

Ilustração. Foto: Pixabay

Ter sua própria morada é o sonho de muita gente. Mas, mais do que ter vários objetos, é preciso de uma organização que faça sentido. E é aí que entra a decoração.

Além de gerar conforto, uma decoração criativa consegue revelar muito sobre a personalidade dos moradores da casa. Fatores como o tamanho dos espaços e o seu próprio estilo vão colaborar nessa empreitada para deixar seu cantinho com a sua cara.

Contratar um arquiteto ou decorador é uma ótima dica para quem deseja mudar os ares casa. Mas, como nem sempre isso é possível, vale a pena investir em itens que estejam em harmonia tanto com os móveis, quanto com a personalidade dos moradores.

Lar doce lar

O sonho da casa própria faz parte dos objetivos de vida de muita gente. É também o sonho de muitos jovens quando saem da casa dos pais. Ter seu próprio espaço é, de fato, uma grande conquista.

Mas, além do local, uma organização dos móveis, eletrodomésticos e itens de decoração se faz necessária. O ponto de partida para essa arrumação é o conforto e a utilidade de cada coisa. Isso porque de nada adianta ter vários objetos se eles não têm serventia alguma para você.

Tenha noção do tamanho da sua casa

Antes de mais nada, é preciso ter uma noção muito clara das dimensões da sua casa. Isso porque só assim você vai saber qual tipo de móvel comprar ou não, quais espaços estão disponíveis para abrigar tais objetos e a melhor posição para cada um deles.

Utilidade sim, sempre!

Depois de dimensionar o espaço disponível, é preciso considerar a função dos objetos adquiridos. De nada adianta comprar uma panela de arroz se você não faz esse tipo de comida, nem uma coifa se você quase não usa o fogão.

Organize os móveis primeiro

Considerando que são as peças maiores e vão dar a função de cada cômodo, comece a decoração pelos móveis. Sua disposição pode ser alterada depois, mas é preciso que os espaços estejam devidamente organizados, para só depois adicionar os objetos decorativos.

Decoração e personalidade

A decoração de uma casa revela muito sobre a personalidade dos seus moradores. Mas, para que essa decoração faça sentido, seja funcional e bonita se faz necessária apenas uma coisa: harmonia. Para facilitar, separamos alguns estilos que podem ajudar você na decoração de seu lar.

Boêmio

Marcado pela década de 1970, o estilo boêmio traz cores fortes em bordô, como o vermelho e o verde, além de tons que lembram a natureza. Invista em tapetes e  almofadas de estampa étnica e em plantas de médio porte.

Minimalista

“Menos é mais” é o lema de quem é minimalista. Isso não significa que a decoração seja zerada. Pessoas minimalistas dão preferência à qualidade em relação à quantidade. Cores neutras, como o preto e o branco são as favoritas, e o ambiente deve ser sempre bem organizado.

Rústico

Quem ama a natureza e quer ter a sensação de retorno ao campo vai adorar o estilo rústico. A madeira deve estar presente na maioria dos móveis, principalmente a chamada “madeira de demolição”, que dá um ar de originalidade a qualquer peça. Cômodas e criados-mudos nesse material são perfeitos para compor o ambiente.

Esportista

Quem é fã de esportes, pode se valer disso para decorar sua casa. Já imaginou usar uma mesa de sinuca como mesa de jantar? Ou fazer um mural com os maiores jogadores do seu time na sua sala? E que tal decorar sua estante com miniaturas do seu esporte favorito? Use sua criatividade e deixe sua casa do seu jeito. 

Eclético

É aquele estilo que mistura vários em um só. Se você gosta de objetos antigos, mas também curte uma vibe mais moderna, o estilo eclético é pra você. Nele, dá pra usar a criatividade, experimente posicionar um sofá vintage ao lado de um vaso modernista, ou uma luminária retrô sobre uma escrivaninha minimalista.

Reaproveite objetos usados ou antigos

Outra opção super interessante é utilizar as peças que iriam para o lixo na sua decoração, ou seja, reciclar. Dá pra usar garrafas de vidro para criar um belo suporte para flores e até uma luminária! Os vidros também servem para armazenar alimentos e deixar sua cozinha muito mais organizada.

Se você tem objetos antigos, como uma máquina de costura antiga ou um datilógrafo, por que não reformá-los e usá-los como decoração em algum lugar da sua casa? Dessa forma, você dá uma nova utilidade a um objeto que estava inutilizado, além de tornar o ambiente muito mais elegante.

No final das contas, decoração tem muito mais a ver com o gosto de cada pessoa, portanto, busque referências naquilo que mais parece com você e abuse da criatividade para deixar o seu cantinho com a sua cara.

Dynho Alves, Gutto Soares, MC Mirella e David Brazil. Foto: Cleomir Tavares/Divulgação

Aritana Maroni e MC Mirella prestigiam lançamento de DVD do cantor Gutto Soares em SP

Foto: REUTERS/Agustin Marcarian

Alberto Fernández e Cristina Kirchner vencem eleições na Argentina