em

As 7 etapas para a instalação de um sistema de energia solar

Economizar até 95% no valor da conta de luz, valorizar o imóvel e ainda ficar livre dos aumentos na energia por mais de 25 anos. São muitas as vantagens em se gerar a própria energia solar e que puxam o número de sistemas fotovoltaicos a cada ano mais no Brasil. Foram 51.262 conexões até agosto […]

Ilustração. Foto: Divulgação

Economizar até 95% no valor da conta de luz, valorizar o imóvel e ainda ficar livre dos aumentos na energia por mais de 25 anos.

São muitas as vantagens em se gerar a própria energia solar e que puxam o número de sistemas fotovoltaicos a cada ano mais no Brasil.

Foram 51.262 conexões até agosto deste ano e um total de mais de 110 mil sistemas desde 2012, ano em que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou as regras que permitiram a geração pelos próprios consumidores.

Com o contínuo aumento no preço da energia da rede e, por outro lado, os incentivos disponíveis para a energia solar, estima-se que o número de sistemas chegue a 886.700 até 2024.

A aquisição da tecnologia é muito simples e feita através de empresas de energia solar.

Confira os 7 passos para ter um sistema de energia solar residencial ou comercial:

#1 Simulação

O primeiro passo é utilizar um simulador de energia solar para calcular gratuitamente o tamanho e valor do sistema a ser instalado no imóvel.

Basta informar o CEP para localização e o valor mensal gasto com energia para que a ferramenta calcule rapidamente o projeto solar.

#2 Orçamento

Depois de conhecer o valor do sistema, é hora de solicitar o orçamento final junto a empresa de energia solar, o que também é sem custo.

Realizado pela equipe técnica, o orçamento apresenta o valor final do projeto e as marcas e modelos dos equipamentos que serão instalados.

#3 Fechamento

Após receber o orçamento e negociar as formas de pagamento ou financiamento, é hora de realizar o fechamento do negócio.

Essa etapa envolve a entrega da documentação necessária e a assinatura do contrato de prestação de serviços.

#4 Visita Técnica

A próxima etapa é a visita técnica no imóvel feita pela equipe da empresa, na qual são coletadas as informações que serão usadas para a realização do projeto.

A direção e inclinação do telhado, local para a instalação do inversor e condições da fiação elétrica são alguns dos itens averiguados nessa hora.

#5 Projeto

Com a posse dessas informações, a empresa irá realizar o projeto executivo do sistema fotovoltaico que deverá ser entregue à distribuidora que atende o imóvel.

Nessa hora são utilizados softwares específicos para a análise de sombreamentos e outras condições que possam afetar a geração do painel solar.

#6 Instalação

Com o projeto pronto e todos os equipamentos já enviados, a equipe de instaladores irá até o local para realizar a instalação do sistema.

Essa etapa é a mais rápida de todo processo (até 2 dias para uma casa pequena) e envolve toda a instalação mecânica e elétrica do sistema.

#7 Conexão

Por fim, a última parte é feita pela equipe da distribuidora, que irá até o imóvel para averiguar se a instalação está de acordo ao projeto apresentado.

Com tudo em ordem, eles irão realizar a troca do relógio medidor pelo modelo bidirecional e a conexão do sistema junto à rede elétrica.

Feito isso, o sistema já está pronto para gerar energia e créditos ao seu proprietário.

Foto: Divulgação

Aiba e Abapa destinam apoio ao “Setembro Amarelo”

Foto: Divulgação/Anatel

Anatel apreende mais de 58 mil produtos irregulares em operação antipirataria em 11 estados