em

8 cursos para fazer online e turbinar o seu currículo

Para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou mesmo para quem não abre mão de aprimorar sua qualificação profissional, os cursos online são uma boa alternativa

Ilustração. Foto: Pixabay

O mercado de trabalho brasileiro vem se transformando em um ambiente cada vez mais acirrado e exigente.  Com os altos índices de desemprego, a tendência é que a disputa por uma vaga de trabalho se torne ainda maior: atualmente, cerca de 3,3 milhões de brasileiros estão desempregados há mais de dois anos, segundo o Ipea, com dados obtidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE.

Ainda de acordo com o estudo, chegamos a abril de 2019 com a preocupante marca de 13,2 milhões de desempregados. O desemprego de longo prazo aumentou 42,4% entre os anos de 2015 e 2019.

Cursos online podem ajudar na recolocação profissional

Para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou mesmo para quem não abre mão de aprimorar sua qualificação profissional, os cursos online são uma boa alternativa.

Existe uma grande variedade de cursos gratuitos ou pagos que podem ser feitos pela internet. Muitos deles contam com a emissão de certificados, uma forma de fortalecer os currículos para processos seletivos futuros, ou mesmo para quem busca crescer em suas funções atuais. Selecionamos alguns temas variados para estudar online. Confira!

Excel

O domínio das planilhas de Excel abrem uma série de portas, tanto que é requisito em muitas vagas. O programa é uma excelente estrutura de banco de dados, além de estar repleta de recursos simples e ferramentas avançadas para organizar muitas rotinas administrativas. Cedo ou tarde, esse conhecimento será útil para para a rotina profissional. Diversos sites oferecem aulas sobre Excel – alguns gratuitamente.

Língua inglesa

Ainda que haja exigências para outros idiomas, como, por exemplo, a crescente demanda por profissionais fluentes em mandarim, o Inglês ainda é um requisito muito importante para diversas áreas, inclusive para prestadores de serviços como restaurantes, hotéis, lojas, entre tantos outros. Plataformas como o Youtube estão repletas de materiais, técnicas e aula para a imersão no idioma inglês.

Florista

Quem tem perfil criativo e adora plantas e flores pode investir seu tempo para aprender técnicas floristas. Há um grande mercado de arranjos para todas as ocasiões: aniversário, casamentos, decoração de estabelecimentos comerciais, projetos arquitetônicos e até para a confecção de coroa para velório. Por se tratar produtos perecíveis, o curso permite que o profissional desenvolva técnicas de manipulação e conservação das flores.

Nutrição infantil e cozinha

Este curso oferecido pela Universidade de Stanford oferece cinco horas de aulas e testes para aprimorar os conhecimentos sobre ciência  e segurança alimentar, conhecimentos em nutrição e alimentação orgânica voltadas às crianças.

Artesanato

Quem gosta de trabalhos manuais e inventivos pode se dedicar aos artesanatos. Há uma série de técnicas para o reaproveitamento de materiais que poderiam ser descartados, como retalhos de tecidos que se transformam em utensílios como estojos, capas para livros, carteiras, aventais, e tantos outros mimos e lembrancinhas que são ótimas opções para presentes. Confira o canal do Learncafe no Youtube para se inspirar.

Direito para empreendedores

Dominar alguns aspectos jurídicos é um passo fundamental para quem deseja empreender em qualquer segmento. O curso de Direito para Empreendedores da Endeavour Brasil oferece sete horas e meia de videoaulas sobre o tema.

Lógica de programação

As áreas de tecnologia da informação atraem uma série de profissionais que desejam penetrar um mercado em crescimento e com boa remuneração. Como a função exige habilidades para o desenvolvimento e manutenção de softwares e redes, dominar a lógica é um pré-requisito fundamental para operar os algoritmos e variáveis rotineiras na profissão. Saiba mais sobre o oferecimento do curso gratuito no site do SENAI.

Bônus:

Cursos online gratuitos da USP

A Universidade de São Paulo, reconhecida por ser uma das melhores instituições de ensino do mundo, oferece uma série de cursos online gratuito em diversas áreas do saber. Confira aqui.

Cursos online gratuitos da Fundação Bradesco

São mais de 90 cursos oferecidos nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Informática e Educação e Pedagogia. Saiba mais.

Ilustração. Foto: Pixabay

Estudo revela os destinos mais buscados para as férias de Julho

Ilustração. Foto: Pixabay

Bond 25: O que esperar do novo filme do agente 007?