em

Dicas para o banho do seu cão no inverno

Dar banho no seu cachorro durante os meses de inverno é necessário, mas pode representar um risco à saúde do animal se você não tomar os devidos cuidados e precauções, particularmente nas regiões mais frias. Seguindo estas dicas, seu cão estará limpo e não sofrerá as consequências de um possível resfriado ou hipotermia. Mantenha seu […]

Ilustração. Foto: Pixabay

Dar banho no seu cachorro durante os meses de inverno é necessário, mas pode representar um risco à saúde do animal se você não tomar os devidos cuidados e precauções, particularmente nas regiões mais frias. Seguindo estas dicas, seu cão estará limpo e não sofrerá as consequências de um possível resfriado ou hipotermia.

Mantenha seu cão dentro de casa até que esteja seco

Se no verão os cães podem brincar com água e se secarem ao ar livre, no inverno a regra é manter seu cão dentro de casa até que ele esteja completamente seco. É muito mais difícil para o cão manter uma temperatura corporal quente quando está molhado e deixá-lo sair de casa nesse estado durante os meses de inverno aumenta muito o risco de hipotermia.

Se o seu cão tem pelo grosso que demora em secar, considere o uso de um secador para ajudá-los a se secar mais rápido. Ao usar um secador de cabelo, certifique-se de que ele esteja ajustado para a temperatura mais baixa e mantenha-o a uma distância mínima de 18cm do seu cão para evitar queimaduras.

Mantenha sua casa quente

Embora você possa não sentir tanto frio e esteja com as janelas abertas por qualquer razão, é importante manter sua casa aquecida durante o banho do animal. As  temperaturas frias aumentam o risco de hipotermia e uma temperatura agradável para você pode ser fria demais para o seu cão. Portanto, certifique-se de manter portas e janelas fechadas uma hora antes da hora do banho e até que seu animal esteja completamente seco.

Use água quente

Embora possa parecer que os cachorros são mais resistentes à temperatura da água, os banhos no inverno devem sempre ser com água quente e não morna. A água quente irá manter seu animal confortável durante o banho e ajudará a garantir que ele mantenha uma temperatura corporal quente e saudável.

Dê banhos no começo do dia

Já que o seu cão precisará ficar em casa durante o inverno até que o pelo se seque completamente, dê banhos nas primeiras horas da manhã. Desta forma, ele pode secar ao longo do dia e no fim da tarde, estará pronto para um passeio fora de casa.

Não se esqueça de usar uma toalha

Embora seja praticamente impossível impedir que o seu cão se chacoalhe depois da hora do banho, o uso de uma toalha acelera a secagem dos pelos. Uma toalha espessa e absorvente é a ferramenta perfeita para absorver a água do pelos, permitindo que o seu animal de estimação fique seco de maneira mais rápida.

Considere o uso de xampu e condicionador a seco

Se o seu cão dorme fora de casa ou se gosta muito de se sujar, considere o uso de xampu a seco para limpá-lo durante os meses de inverno. O produto removerá o acúmulo de sujeira na pele do seu cão e eliminará possíveis odores sem a necessidade de um banho. A forma de uso é simples: espere alguns minutos após a aplicação do produto em spray e, utilizando um pente para cachorros, retire o excesso de produto.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

Ilustração. Foto: Pixabay

Como a Adidas transformou o tênis em um estilo de vida da juventude americana

Veja: "Revelações enfraqueceram a imagem de correção absoluta do atual ministro de Jair Bolsonaro e podem até anular sentenças". Foto: Lula Marques/Agência PT

Vaza Jato na Veja: Moro deixou de lado a imparcialidade e atuou ao lado da acusação