em

7 tecnologias para pequenas empresas

Atualmente temos novas formas de nos comunicar, maneiras de compartilhar informações em meio ao mundo corporativo

Você sabia que sua empresa pode estar indo super bem, e ainda assim conseguir ser melhor? Isso só é possível pois estamos em uma era totalmente tecnológica e acessível, assim, tudo fica mais prático para o dia a dia.

Atualmente temos novas formas de nos comunicar, maneiras de compartilhar informações em meio ao mundo corporativo. De forma geral, as estratégias estão ajudando inúmeras empresas, otimizando rotinas a melhorar os processos de todas as áreas.

Neste conteúdo será possível entender e conhecer 7 novas tecnologias para as pequenas empresas, assim, você pode adotá-las e ter os melhores resultados! 

Boa leitura!

Importância das tecnologias para pequenas empresas

As tecnologias para as pequenas empresas, se tornaram uma forma de ir em busca de ajuda especializada sem tem que aumentar o quadro de funcionários. Assim, com essas inovações, o empreendedor passa a ter estratégias completas, capazes de auxiliar a continuar expandindo no mercado de atuação.

Sendo assim, quanto mais tarefas são realizadas de maneira tecnológica, mais tempo o empreendedor terá para cuidar das estratégias empresariais. Como resultado, um trabalho mais bem realizado e com mais qualidade nos produtos e serviços oferecidos. 

Tudo participando da elaboração das finanças para ter  uma saúde financeira completa.

7 tecnologias para pequenas empresas

Uma coisa é certa, a tecnologia vem auxiliando muitas empresas na hora de otimizarem suas rotinas. Além de melhorar processos de todas as áreas, modificar seus produtos e servi-los e oferecer sempre a melhor experiência para os clientes.

Acompanhe a seguir, 7 dessas tecnologias focadas nas pequenas empresas:

#1 Softwares integrados de gestão

São muitos os softwares de gestão disponíveis no mercado, seja as plataformas para automatizar processos, incluindo disparo de e-mail marketing. Ou ainda os mais completos CRMs e ERPs, responsáveis por fornecerem sistemas preparados na hora de auxiliar as atividades do setor.

É importante que todas as pontas estejam ligadas e a comunicação seja eficiente. A venda de um produto deve ser facilmente contabilizada pelo vendedor, que deve ter o conhecimento se há o produto em estoque e fazer a entrega com um sistema de roteirização para chegar a tempo no consumidor. 

#2 Computação em nuvem

É possível gerenciar as empresas e realizar as entregas de maneira totalmente online. Basta que a computação em nuvem entre em cena com um enorme potencial, sendo uma tecnologia da qual permite agilidade, flexibilidade e redução de custos na infraestrutura tecnológica.

A computação em nuvem pode ser melhorada, alterada e atualizada de maneira frequente pelas pequenas empresas, possibilitando entregas ainda mais otimizadas.

#3 Plataformas de gerenciamento de equipes

Uma plataforma de gestão de equipes é capaz de proporcionar inúmeras facilidades para que o andamento das tarefas sejam acompanhados. Neste acompanhamento se destacam os calendários, checklists ou layouts customizados de visualização de todas as atividades organizacionais. O que inclui todo o time de forma conjunta ou se necessário, de maneira individual.

#4 Inteligência artificial

A inteligência artificial é fundamental para uso interno e externo, a fim de também ensinar sobre as jornadas dos consumidores e seu comportamento online. Essa ação visa fazer com que máquinas pensem como seres humanos, podendo ter ainda mais colaboradores sem a necessidade de contratação. Além disso, pode oferecer experiências personalizadas aos seus consumidores.

#5 Internet das coisas

Implementar tecnologia para pequenas empresas é uma forma de se destacar no mercado. Alias, elas surgiram para ajudar nas rotinas operacionais, possibilitando que o empreendedor tenha capacidade de colocar todas as finanças em dia

A internet das coisas, nada mais é do que  um termo comum utilizado no mercado, referente ao uso da tecnologia para a elaboração de processos inteligentes onde as tarefas são executadas de forma programada.

#6 Big Data

O uso da Big Data transfere as anotações realizadas em papéis para controles bem-feitos dentro de um ambiente digital ou computadorizado. Além disso, a quantidade de dados coletados passa a ser muito maior dentro da internet, assim, as empresas consideram a estratégia importante para tomar as decisões certas.

O mercado de soluções com foco na coleta e análise de grandes volumes de dados já existe, focando no meio digital e ajudando as organizações mediante suas decisões de marketing e vendas.

#7 Compartilhamento de dados

O futuro pertence ao compartilhamento de dados, utilizando inúmeros serviços, inclusive gratuitos. A troca de milhares de e-mails, planilhas e papéis pode estar chegando ao fim, sendo substituídos por um único relatório.

Esse compartilhamento também pode ser firmado em contratos, que podem ser assinados com as assinaturas eletrônicas. Fatos fundamentais para que empresas consigam estar sempre atualizadas e por dentro das tecnologias.

É super simples para as pequenas empresas terem acesso a tecnologia de ponta, e assim, otimizar seus negócios. Essas soluções surgem de todos os cantos, e graças a tecnologia atual, se faz possível a oferta de melhores desempenhos.

O que achou do conteúdo? 

Não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais para manter todos bem informados. E ainda, saiba o que a inteligência artificial pode fazer pelo seu negócio.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

4 tendências para o mercado de franquias

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Pensamentos e atitudes para ser um empreendedor de sucesso em 2023