em

Ação e reação

Vimos isso na escola, lembram da terceira lei de Newton, depois em alguns momentos nos lembramos desta máxima da física: Para toda ação existe uma reação. No voluntariado é também assim, quando executamos uma ação, quando fazemos algo para melhorar o mundo exista uma ação contraria, ou seja, a reação. O voluntariado tem um poder […]

Ação e reação - Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Vimos isso na escola, lembram da terceira lei de Newton, depois em alguns momentos nos lembramos desta máxima da física: Para toda ação existe uma reação.

No voluntariado é também assim, quando executamos uma ação, quando fazemos algo para melhorar o mundo exista uma ação contraria, ou seja, a reação.

O voluntariado tem um poder ainda desconhecido por muitos, mas que quando bem explorado, muito poderoso, capaz de promover transformações rápidas e eficazes na sociedade, mas principalmente para quem ou onde recebe o trabalho voluntário e para quem o faz e essa é a transformação mais importante e poderosa que podemos desejar.

Nossa sociedade esta doente, a rapidez das informações, a liquides das relações, a pressa pelas conquistas, o desespero pelo sucesso, isso tudo tem tornado as pessoas mais doentes e com consequências vistas a olhos nus, o aumento do número de suicídios, as doenças psicossomáticas, a violência crescente. O voluntariado não é a tabua de salvação, mas com certeza um remédio doce que pode ajudar muito a minorar esta situação caótica em que o mundo e nosso país vive. O voluntariado é uma válvula de escape, onde conseguimos enxergar uma realidade escondida por tapadeiras do nosso dia a dia, com o trabalho voluntário realizamos coisas que não nos é dado oportunidade em nossa corrida pela busca da liderança insana, o trabalho voluntário nos aproxima daqueles que temos insistido em ficar longe ou não ver, os menos favorecidos e socialmente excluídos, os incapazes, os que tem profissões invisíveis e aquilo tudo que não é “bonito” para ser mostrado ou exposto.

O trabalho voluntário é um remédio sim para tornar esta sociedade mais transparente, mais emocionalmente inteligente, mais justa.

Quanto o trabalho voluntário pode fazer por todos nós, só será possível descobrir com um maior engajamento, maior conhecimento do assunto e maior difusão desta pratica como uma alternativa para a sobrevivência do nosso planeta.

Podemos fazer muito, mesmo que sozinhos, mas tenha a certeza que juntos podemos muito mais. Acompanhe o que faço, a que me dedico no meu Instagran ser_voluntario e me conte suas ideias, suas angustias com relação ao tema que busco tratar de forma mais abrangente possível e assim juntos podemos construir mais informações e assim divulgar esta causa por todos os cantos.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Conteúdo de colaborador*

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de responsabilidade do autor.

Ilustração. Foto: Pixabay

Vai viajar para um resort? Saiba tudo o que você precisa levar

Foto: MF Press Global

As cores que estão bombando no Street Style