em

28 de agosto – Dia nacional do Voluntário: ações que fazem a diferença no mundo

Desenvolver o espírito voluntário é sinônimo de amor ao próximo e isso é o que não falta em muita gente pelo Brasil afora

Ilustração. Foto: Pixabay

No próximo dia 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntário. Mas, o que significa ser voluntário? De acordo com o dicionário Aurélio, voluntário é algo “que é feito sem constrangimento ou coação; espontâneo. Que só age de acordo com a sua própria vontade. Indivíduo que se encarrega de uma incumbência à qual não estava obrigado”.

Desenvolver o espírito voluntário é sinônimo de amor ao próximo e isso é o que não falta em muita gente pelo Brasil afora.

São muitos os exemplos de milhares de brasileiros que doam parte do seu mais precioso bem, seu tempo e talento em prol de pessoas, animais e outras causas de forma anônima e gratuita.

Segundo a pesquisa da World Giving Index 2018 – Charities Aid Foundation publica o Índice Global de Solidariedade (World Giving Index, em inglês), no qual mede a solidariedade de 146 países em três modalidades: doação em dinheiro, ajuda a um desconhecido e voluntariado. 

O Brasil aparece em sétimo lugar em número absolutos (21 milhões de voluntários) e percentualmente na posição 109 (13%) da população envolvida em ações voluntárias. Portanto em ambos os casos percebemos o grande potencial de crescimento que o país tem nesse campo.

E aqui não estou me referindo a estar em primeiro lugar na lista, isto pouco importa, o importante é o resultado do maior engajamento das pessoas no trabalho voluntário.

Roberto Ravagnani vem se destacando neste segmento há muitos anos, nos últimos 03 tem se dedicado no campo do advocacy (defesa de uma causa) para o voluntariado.

Hoje morador de Taubaté, buscando qualidade de vida, mas cidadão do mundo, já viajou por toda da América Latina e do Norte apresentando o tema e defendendo o voluntariado como uma ferramenta de crescimento pessoal, social e profissional.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP)e como tal escreve semanalmente para 60 jornais no Brasil, Espanha, Republica Dominicana, Peru e Angola falando de voluntariado, radialista (DRT 22.201) com um programa semanal falando de voluntariado que é transmitido para 28 emissoras no Brasil, Paraguai, Argentina e Portugal, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, capacitado pelo Dr. Hunter Patch Adams, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea atende grandes empresas como (Disney, JSL, Bradesco, GOL, Gerdau, EDP, J&J, Natura, etc), Porta Voz pela ONU, criador e gestor de eventos filantrópicos e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br 

Roberto Ravagnani, se coloca á disposição para falar sobre o assunto e tornar o trabalho voluntario mais conhecido e reconhecido.

Informações e contato
Telefone: (11) 9-9913-5278 / (12) 9-9648-2228
[email protected]
Instagran – ser_voluntario

Conteúdo de colaborador*

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de responsabilidade do autor.

Foto: @marcosalonso.photo

Alok e Romana protagonizam clipe juntos pela primeira vez

Foto: SPMBA

Agressores de mulheres serão monitorados por tornozeleira eletrônica na Bahia