em ,

Roteiro Oktoberfest: planeje a sua viagem

Corra: ainda dá tempo de aproveitar a maior festa da cerveja do mundo na Alemanha

A maior festa da cerveja do mundo está prestes a começar. Entre os dias 16 de setembro e 3 de outubro a cidade de Munique, na Alemanha, recebe a edição número 184 da Oktoberfest. A festa se tornou popular no Brasil especialmente pelo grande número de imigrantes alemães no sul do país. Por aqui eles reproduziram em Blumenau, em Santa Catarina, uma versão da festividade europeia.

Durante duas semanas – ou 17 dias para ser mais exato – cerca de 6 milhões de visitantes passam pela cidade para conferir de perto não apenas o chope, das mais variadas marcas, mas também as atrações musicais e as festividades. Embora já esteja chegando a hora da festa desse ano, ainda dá tempo de buscar passagens e hospedagem para dar uma passada pelo evento.

1 – Passagens aéreas

O primeiro passo é encontrar as passagens aéreas para ir para Munique. Essa época do ano costuma ser um período de baixa temporada na Europa, portanto você não vai encontrar passagens com preços absurdos. Não há voos diretos para Munique saindo do Brasil. A opção é ir para cidades como Roma, Paris ou Frankfurt e, de lá, pegar um voo ou um trem para a cidade de Munique.

2 – Reserve seu hotel

Nesse momento os hotéis na cidade de Munique ou estão cheios ou estão praticando tarifas mais altas, devido à grande procura. Entretanto, há opções nas redondezas que podem ser muito agradáveis e mais em conta. Cidades como Frisinga, Furstenfeldbruck, Starnberg, Augsburg ou Holzkirchen ficam localizadas a menos de uma hora com transporte público de ótima qualidade. Além disso, são locais que valem o passeio pelo fato de terem uma paisagem encantadora.

3 – Compre moeda estrangeira

É nesse momento que você pode ganhar um tempo. Por meio do aplicativo da Confidence Câmbio você pode fazer uma série de serviços pelo celular, o que facilita bastante a sua vida. Na hora de comprar moeda estrangeira – no caso o Euro – você pode recarregar o seu cartão pré-pago internacional sem sair de casa e garantir desde já uma viagem tranquila e sem sobressaltos. Não se esqueça também de levar dinheiro em espécie, pois alguns lugares não aceitam nenhum tipo de cartão.

4 – Chegue na festa cedo

Diferente do que acontece no Brasil, na Alemanha as festas têm hora para começar e para terminar. E as coisas se desenrolam muito mais cedo do que aqui. Os portões da Oktoberfest abrem as 9h – sim, logo cedo já tem gente por lá tomando a sua cervejinha – e a última cerveja é vendida às 22h30 (às 23h30 a festa é encerrada). E quanto mais cedo você chegar, mais tranquilidade terá para andar em meio à festa.

5 – Prefira os dias de semana

A Oktoberfest acontece seguidamente durante 17 dias. Nesse período, é melhor marcar a sua visita por lá para algum dia de semana, pois o volume de pessoas é menor. Aos finais de semana muita gente das cidades vizinhas e dos países próximos têm a ideia de ir para Munique dar uma passadinha na festa e o resultado disso são muitas filas e espera por um chopp que podem fazer você perder a paciência. Portanto, se puder, tente ir no início da semana e aproveite a festa do mesmo jeito.

6 – Visite Munique

Obviamente a atração principal por esses dias é a Oktoberfest, mas essa não é a única maneira de passar o tempo em Munique. São castelos, igrejas centenárias, cervejarias e monumentos imponentes, que merecem ser vistos. O centro histórico de Munique, chamado de Altstadt abriga mais de 800 anos de história. Já o bairro Maxvorstadt abriga quatro museus muito tradicionais: o Alte Pinakothek, o Neue Pinakothek, o Pinakothek Der Moderne e Museu Brandhorst.

7 – Vá ao Castelo de Neuschwanstein

O Castelo de Neuschwanstein é a atração número 1 em toda a Alemanha. A razão é muito simples: ele é o castelo original que inspirou a Disney na criação do Castelo da Cinderela. Ele está localizado na cidade de Fussen, que fica a cerca de 2h30 de trem de Munique. Reserve um dia inteiro para ir conhecer uma das paisagens mais deslumbrantes de toda a Europa.

8 – Um passeio pela Allianz Arena

Futebol e cerveja sempre andam lado a lado então é provável que se você for a Alemanha para participar da Oktoberfest também tenha vontade de conhecer um pouco mais sobre as tradições esportivas locais. A dica nesse caso é conhecer a Allianz Arena, o moderno estádio do Bayer de Munique, um dos clubes mais poderosos do mundo. Se houver coincidência de datas, você pode assistir um jogo da Bundesliga, o Campeonato Alemão. Sem dúvida será um passeio inesquecível.

9 – Zugspitze: o ponto mais alto da Alemanha

Tem mais um dia livre e quer fazer um passeio mais aventureiro pela região? Uma boa pedida é conhecer os Alpes da Baviera, mais precisamente nas cidades de Zugspitze e Garmisch-Partenkirchen. Esses são os lugares ideais para fazer um passeio próximo à natureza e ver de perto o ponto mais alto da Alemanha. Outra opção é esticar um pouco mais a viagem e dar um pulo em Salzburg, na Áustria, a cidade em que Mozart nasceu. É tudo muito perto de Munique – cerca de 2 a 3 horas de trem – de forma que você pode ir e voltar no mesmo dia mesmo que esteja sem carro.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

martelo, juiz, club-2492011_1280

Motivos que levam imóveis a serem leiloados

vacina cachorro

393 postos disponibilizam vacina contra raiva neste sábado em Goiânia