em

Principais pontos turísticos de Porto Alegre

Porto Alegre conta com uma beleza única e o mais variado tipo de atrações para seus visitantes “Porto Alegre é demais!”, assim é definida a cidade na música de Isabela Fogaça. É lindo por natureza ver o pôr do sol no cais do porto, no horizonte do Guaíba, as praças bem cuidadas e um Centro […]

Porto Alegre conta com uma beleza única e o mais variado tipo de atrações para seus visitantes

Foto: Dino
Foto: Dino

“Porto Alegre é demais!”, assim é definida a cidade na música de Isabela Fogaça. É lindo por natureza ver o pôr do sol no cais do porto, no horizonte do Guaíba, as praças bem cuidadas e um Centro Histórico encantadoramente preservado. São diversos os pontos de encontro dos gaúchos para tomar o chimarrão nas tardes de domingo, depois do churrasco. Além disso, os eventos culturais, muitas vezes gratuitos, abalam a cidade no fim de semana, com teatro, música e dança.

A capital do Rio Grande do Sul, colonizada e tomada por portugueses inicialmente, estabeleceu-se como cidade bem estruturada no final do século XX. O desenvolvimento de uma cultura própria e o fortalecimento da política e das artes plásticas a tornaram uma cidade diversificada e culturalmente bem estruturada nos dias de hoje. O Centro Histórico, primeira parada dos turistas e visitantes, respira cultura e obviamente história. Nele, encontram-se o Mercado Público, o Museu de Arte do Rio Grande Do Sul (MARGS), o Santander Cultural e o Cais do Porto. O Mercado Público, característico das cidades portuguesas, é conhecido pela diversidade de produtos encontrados lá. Construído em 1869, possui um estilo neoclássico e apresenta um arquitetura maravilhosa. As especiarias encontradas são diversificadas, sendo típicas da cultura gaúcha. Além disso, sorveterias e restaurantes, e até livrarias e sebos, completam o cardápio de serviços oferecidos e encontrados no Mercado.

As praças e parques, da Matriz, Farroupilha ou Redenção, Moinhos de Vento ou Parcão, Harmonia, são os principais pontos de encontro dos gaúchos no fim de semana. São repletos de uma beleza natural exuberante. O Farroupilha é possuidor de uma extensa área verde, além de um minizoo, parque de diversão infantil e praça para eventos. O Parque Moinhos de Vento, possui como diferencial uma Biblioteca Infantil, e a Praça de Matriz se encontra no centro político da cidade, rodeada de prédios históricos e administrativos.

O Rio Guaíba é outra beleza natural da cidade e possui valor histórico cultural tanto pela chegada dos primeiros portugueses, quanto pelo valor biodiversificado das suas águas. Como pontos de turismo, existem o Cais do Porto e a Usina do Gasômetro. O Cais é o maior porto fluvial do Brasil em extensão. O Gasômetro é hoje um dos maiores centros culturais da cidade, lá o pôr do sol possui uma visão espetacular. Além disso, é onde acontecem as maiores manifestações culturais da cidade como teatro, dança, música e pinturas.

Se você se interessou em visitar algum desses belíssimos pontos turísticos da capital gaúcha, conheça a empresa Candeias. Responsáveis pela maior rede de hospedagens do Brasil, eles facilitam a sua viagem além de garantirem a melhor acomodação e os melhores hotéis localizados em pontos de referência da cidade . Confira o site e seja um associado! http://www.candeias.com.br/

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

As belezas das grutas e cavernas de Bonito (MS)

Curiosidades sobre os principais museus do Brasil