em de

Como os empreendedores digitais trabalham de casa

Dicas para quem está se aventurando pela primeira vez como empreendedor digital ou freelancer. Como conciliar a liberdade com a produtividade.

Ilustração. Foto: Pixabay
Ilustração. Foto: Pixabay
Ilustração. Foto: Pixabay

Começar a trabalhar fora de um escritório pode soar como algo extremamente vantajoso, mas com a liberdade de escolher de onde trabalhar, vários novos desafios surgem também. Neste artigo vamos ensinar às pessoas que estão começando este estilo de vida a produzir eficazmente de qualquer lugar do planeta.

Talvez o desafio principal em trabalhar fora de um escritório, e aqui refiro a trabalhar em casa e em qualquer lugar informal como um café ou restaurante, seja a disciplina. Quem já possui disciplina precisa de concentração mas ter disciplina já ajuda muito no processo.

Segurança e privacidade

Comecemos logo pelo mais importante que é salvaguardar o seu trabalho. Se você trabalha utilizando a internet, precisa de uma boa VPN e um serviço de armazenamento em nuvem. A Rede Privada Virtual (VPN) é necessária para qualquer pessoa que acessa uma wifi pública em lugares como aeroportos, espaços coworking e bares.

O sistema de armazenamento em nuvem vai salvar o seu trabalho em tempo real e proteger de qualquer imprevisto que possa acontecer, como uma bateria fraca por exemplo.

Prever imprevistos é essencial em ambientes que não foram desenhados para o trabalho.

Horário

Muita gente acredita que trabalhar de casa é acordar a hora que quiser. Isso não é verdade, e ´quem cedo madruga´ produz mais.

 Quando o nômade digital (pessoa que trabalha remotamente; fora de um escritório) tem uma rotina, consegue separar bem os momentos de diversão com horário de trabalho. E isso é muito importante para quem fez da casa um escritório; são muitas distrações ao alcance para tomar o tempo de produzir.

Então a palavra-chave para garantir um horário equilibrado é rotina.

Escolher um espaço exclusivo da casa para trabalhar

Um lugar longe da TV e do videogame é ideal para afastar a tentação e educar a mente de que ali é um espaço dedicado ao trabalho. O trabalhador por conta própria e experiente sabe decorar o ambiente apenas com o essencial e útil, para que nada atrapalhe o tempo dedicado e para que as ferramentas necessárias estejam perto.

A intenção é realmente transformar um espaço da casa em escritório; lembre de que o trabalho home office já é abrangido pela lei trabalhista. Quem não tem condições de dedicar um espaço do lugar aonde vive, seja por qualquer razão, deve procurar um coworking, biblioteca pública, ou outro recinto que tenha mesa, cadeira e WI-FI.

Usar a máquina de lavar roupas como temporizador

Esta é uma forma de ´fazer´ duas coisas ao mesmo tempo. Além de estar lavando roupas, a pessoa estará cronometrando o tempo de trabalho de acordo com o ciclo da máquina. Há várias outras técnicas que variam de pessoa para pessoa. Com o hábito cada um descobre a melhor maneira de ser produtivo. Qual é a técnica que você recomenda?

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: LC3JQAWPE3XK74E e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Da Redação - Conteúdo Especial ★

Conteúdo fornecido por colaboradores não representam a opinião do portal

PUBLICIDADE

Um comentário

*Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Antes de comentar, leia os Termos e Condições de Uso.

PUBLICIDADE
Compesa Móvel. Foto: Divulgação

Unidade móvel da Compesa leva serviços aos clientes do bairro Vila Eduardo

Desobstrução de rede de esgotamento sanitário. Foto: Divulgação/Embasa

Desobstruções da rede de esgoto aumentam 158,7% em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães no período chuvoso