em

Inscrições abertas para curso de capacitação de educadores sobre o uso consciente e responsável da Internet

Iniciativa do CGI.br, NIC.br e SaferNet Brasil é gratuita, com vagas limitadas

Ilustração. Foto: Pixabay

Dirigentes escolares, educadores e coordenadores das redes pública e privada de ensino já podem se inscrever para participar do Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet, uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e SaferNet Brasil. A primeira turma do ano será em 19 de março, na sede do NIC.br em São Paulo. Para garantir uma das 50 vagas é necessário realizar a inscrição em: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/.

O curso terá mais três turmas ao longo 2019 e oferece aos educadores subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que estimulem o uso seguro, consciente e responsável da Internet. “Para o NIC.br é muito importante dar continuidade a essa iniciativa que começou no ano passado e já formou 240 educadores, com uma enriquecedora troca de experiências. Os professores desempenham um papel fundamental para criarmos uma Internet mais segura, não só ao orientar alunos, mas também com seu exemplo de uso responsável da Internet”, ressalta Kelli Angelini, gerente da assessoria Jurídica do NIC.br e idealizadora do curso em conjunto com Rodrigo Nejm, diretor de Educação da SaferNet Brasil. “Os professores devem estar preparados para lidar com desafios envolvendo cyberbullying e envio de imagens íntimas (nudes), questões que são discutidas no curso. Também buscamos auxiliá-los para que planejem e estruturem aulas dinâmicas, que incentivem o interesse dos alunos”, completa Nejm.

Na 8ª edição da pesquisa TIC Educação do CGI.br, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do NIC.br, aponta-se que 40% dos professores de escolas em áreas urbanas já ajudaram alunos a enfrentar situações desconfortáveis durante o uso da Internet, tais como bullying, discriminação, assédio e disseminação de imagens sem consentimento. Além disso, no curso abordam-se casos como os “desafios violentos” em escolas e o cenário nacional de uso da Internet por crianças e adolescentes. A programação inclui ainda temas como os princípios para a governança e uso da Internet do CGI.br, o Marco Civil da Internet, a cidadania e direitos humanos on-line, como proteger contas e dispositivos, e boas práticas sobre o uso consciente e responsável da Internet nas escolas.

Próximas turmas e Guias educativos

Ministrada por especialistas da SaferNet Brasil e do NIC.br, cada edição do curso terá 8h de duração. As próximas turmas acontecerão em junho, agosto e outubro de 2019, também na sede do NIC.br, em São Paulo.

Na promoção ao uso consciente e responsável da Internet, o CGI.br e NIC.br disponibilizam gratuitamente no Portal Internet Segura (http://internetsegura.br/) guias educativos para diferentes públicos (pais e responsáveis, crianças, adolescentes, e pessoas acima de 60 anos). Há também material específico para os professores. O guia #Internet com Responsa na sua Sala de Aula explica os desafios da exposição excessiva à Internet, dos possíveis danos à imagem dos professores e alunos, os direitos e limites da liberdade de expressão, entre outras questões. A SaferNet Brasil também disponibiliza uma série de materiais educativos e curso a distância para educadores.

Anote na Agenda
Curso de Capacitação para o uso consciente e responsável da Internet
Data: 19 de março (terça-feira), das 8h30 às 18h
Local: Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541, 6º andar, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/.
Vagas limitadas.

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: U4FJXY7TLEPVTET e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Da Folha Geral, em São Paulo*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

PUBLICIDADE
WWF

WWF inicia campanha global para combater o plástico nos Oceanos

Letícia Daniela

Letícia Daniela é confirmada no Abre Alas da Grande Rio e da Vila Isabel