em

Você conhece a função de cada jogador no Airsoft?

Descubra quais habilidades cada classe exige

Ilustração. Foto: Pixabay

Caso você ainda não conheça o Airsoft, saiba que o esporte exige muita concentração e, sobretudo, táticas avançadas. Isso porque ele se baseia em confrontos e perseguições semelhantes às dos militares. Essas estratégias estão ligadas aos cenários dos jogos, à escolha das armas e à função de cada jogador, que, por sua vez, está diretamente ligada à sua habilidade e ao tipo de missão dada no dia da competição.

No Airsoft, temos quatro funções, basicamente: Sniper, Assault, Suport e DMR. Veja qual o papel cada uma delas exerce nas partidas, quais as funções têm, quais habilidades exigem e quais as armas utilizam:

Sniper
Até quem não é “do meio”, conhece a função de sniper airsoft. É, sem dúvida, a função mais popular, sendo representada até em diversos filmes. Quem exerce o “cargo” deve ter paciência e habilidade em se posicionar em pontos estratégicos, que garantam uma boa visão de todo o campo de batalha. Por ter a função de dar cobertura a longas distâncias e exigir uma maior precisão nos disparos, um sniper costuma atirar menos vezes em relação aos seus companheiros.

● Equipamento: os principais modelos utilizados são a M24, Blaser e L96. O armamento deve ser muito preciso, conter pés de apoio e luneta de longo alcance. Além disso, é importante conter engatilhamento manual e uma potência que varia entre 500 e 550 fps.

Assault
A posição ocupa a linha de frente do time. Essa é a unidade que demanda mais jogadores e pode ser considerada a principal da equipe. É normalmente ocupada pelo atirador que tem menos experiência e não possui medo de confronto.
● Equipamento: as principais armas utilizadas são os rifles de assalto e as metralhadoras. Os modelos mais comuns são a AK47, M4A1, Sig Sauer 556 Shorty e sub metralhadoras.

Support
O Support, como o próprio nome diz, oferece “suporte” aos que estão na linha de frente. É também conhecido como Médico. Uma das suas principais funções é “curar” os jogadores atingidos pela equipe adversária no campo de batalha. Cabe a ele portar os medkits, suprimentos necessários para lidar com o local acertado pela munição do rival. Quando não há atingidos, também atua na cobertura da classe Assault e, por isso, é indicado para confrontos a curta e média distâncias.
● Equipamento: metralhadoras leves, como a M249, M60 e PKM, armas reais carregadas com munição não letal, são as mais utilizadas por essa categoria.

DMR
DMR (Designated Marksman Rifle ou “rifle para atirador designado”, em português literal) é um atirador com mais precisão que ocupa uma posição intermediária entre o Assault e o Sniper. Ao mesmo tempo que fornece uma cobertura mais próxima da equipe da linha de frente, ele não está em posição muito estratégica, perdendo precisão quando comparado a um Sniper.

● Equipamento: os modelos mais utilizados são SR25 e M14 por causa dos canos mais longos que atingem até 450 fps. Devido à potência dos equipamentos, a distância mínima do alvo deve ser de 25 metros.

Como ser um sniper de sucesso no Airsoft
Tida como a função mais popular do Airsoft, o Sniper é também uma das posições mais estratégicas do esporte. É preciso ter habilidades e conhecer táticas que são essenciais para obter sucesso. Saiba como ser um atirador de elite do mais alto nível na atividade:
● Camuflagem (Ghillie Suit)
Para uma camuflagem eficiente é usada a roupa Ghillie Suit. É possível utilizar uma rede ou tiras de roupas e tecidos, com cores que se assemelham à vegetação e pedaços de galhos e folhas amarrados. Assim, o atirador consegue ficar praticamente invisível.
● Aproximação do alvo
Seja o mais silencioso possível. Procure arrastar-se em zigue-zague na grama para dificultar que seu rastro seja localizado. Quanto mais próximo do inimigo, maior terá que ser sua cautela.
● Reconhecimento do terreno
Chegue ao local alguns minutos antes e faça o reconhecimento do terreno. Confira os pontos elevados, os mais baixos e locais que podem ser possíveis esconderijos.
● Controle e disciplina
Use táticas como escolher um bom local para atirar. De dentro da folhagem pode não ser uma boa opção, já que ela pode refletir o tiro e acabar denunciando a posição do jogador. O alcance do local do tiro também precisa ser distante o suficiente para não ser atingido quando atirarem de volta, mas perto o bastante para acertar o alvo com precisão.
● Paciência e resistência física
Pode ser necessário esperar muito tempo na mesma posição, aguardando o momento certo para disparar. No entanto, se locomover também faz parte da estratégia para não ser pego. Portanto, caso vá ficar parado muito tempo, certifique-se de que o local é seguro e de que não será descoberto.

Nax

NAX - meio gente, meio robô. Uma profissional perfeita para todas as ocasiões.

lampada, luz, energia, mão, lamp-2663053_1280

Como economizar energia no verão?

motocross, esporte, sky-3066145_1280

Guidões Oxxy trazem qualidade e tradição à prática de Motocross