em

Conteúdo adulto e violento é o mais indesejado, acessado por crianças brasileiras via smartphone

Mais de um terço das crianças e adolescentes de 3 a 14 anos no Brasil usam smartphones e muitas delas têm acesso a conteúdo que não deveriam acessar. O conteúdo indesejado mais acessado por esta faixa etária é para adultos (59%) e aquele que mostra ou promove violência (36%). Estes são os resultados de uma […]

Mais de um terço das crianças e adolescentes de 3 a 14 anos no Brasil usam smartphones e muitas delas têm acesso a conteúdo que não deveriam acessar. O conteúdo indesejado mais acessado por esta faixa etária é para adultos (59%) e aquele que mostra ou promove violência (36%). Estes são os resultados de uma pesquisa que a Avast, líder mundial em produtos de segurança digital, realizou com mais de 1.800 pais de crianças e adolescentes no Brasil. O objetivo da pesquisa foi descobrir como os pais impedem seus filhos de acessar conteúdo indesejável ao usar dispositivos móveis.

“O surgimento dos smartphones trouxe informações nas pontas dos dedos para praticamente todo mundo, incluindo as crianças”, disse Gagan Singh, VP Sênior e General Manager Mobile da Avast. “No entanto, há conteúdo obcuro se escondendo online, tornando vital para os pais estarem cientes do que as crianças acessam ao usar um dispositivo móvel. A Avast está lidando com isso com uma oferta de controle parental para as operadoras, que já é implementada pelos quatro grandes provedores de telecomunicações nos EUA, e agora está lançando também nos mercados da América Latina “.

Três em cada cinco brasileiros com menos de 18 anos usam um smartphone, mas apenas 17% dos seus pais usam um aplicativo de controle parental para monitorar o que seus filhos estão fazendo. Um terço dos pais entrevistados não sabia que os aplicativos móveis de controle parental existiam e outro terço disse pensar que seus filhos eliminariam o aplicativo se o encontrassem no dispositivo que utilizam.

Abaixo está um detalhamento dos conteúdos indesejados acessados pelas crianças e adolescentes, subdivididos a seguir em faixas etárias:

Acessou um site ou aplicativo que continha malware

32% de 3-6 anos

21% de 7-10 anos

17% de 11-14 anos

Acessou um site ou aplicativo que continha conteúdo adulto

50% de 3-6 anos

48% de 7-10 anos

69% de 11-14 anos

Acessou um site ou aplicativo que mostrou ou promoveu violência

47% de 3-6 anos

43% de 7-10 anos

25% de 11-14 anos

Acessou um aplicativo com compras, que resultou numa cobrança em dinheiro

21% de 3-6 anos

17% de 7-10 anos

17% de 11-14 anos

“As crianças têm uma curiosidade natural, e muitas vezes são ainda mais avançadas e experientes em tecnologia do que seus pais, mas isso não significa que estão emocionalmente prontas para o conteúdo que acessam e vêem. A orientação parental é muito importante. Com a nossa oferta para operadoras, estamos proporcionando uma solução que é integrada aos telefones no nível da operadora, e não pode ser removida por crianças, permitindo que os pais sejam informados sobre as atividades de seus filhos, para intervirem se necessário “, continua Gagan Singh.

Com sua oferta em nível de operadora, a Avast protege as pessoas com produtos de localização e controle de dispositivos móveis, fortemente integrada com com as quatro maiores operadoras dos EUA. Mais de três milhões de assinantes já utilizam os serviços Locator, Drive Safe and Controls e Insights, da Location Labs, por meio de parcerias com operadoras líderes como AT&T, Sprint, T-Mobile e Verizon Wireless. As operadoras interessadas em conhecer melhor as soluções podem fazer contato com: [email protected].

Sobre a Avast

A Avast (www.avast.com), líder global em produtos de segurança digital, protege mais de 400 milhões de pessoas online. A Avast oferece produtos com as marcas Avast e AVG, que protegem as pessoas de ameaças na internet e no emergente cenário de ameaças de IoT. A rede de detecção de ameaças da empresa está entre as mais avançadas do mundo, usando tecnologias de aprendizado de máquina e de inteligência artificial para detectar e deter ameaças em tempo real. Os produtos de segurança digital da Avast para Mobile, PC ou Mac têm conceito superior e são certificados por VB100, AV-Comparatives, AV-Test, OPSWAT, ICSA Labs, West Coast Labs e outros. A Avast tem o suporte das empresas líderes globais em private equity CVC Capital Partners e Summit Partners.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Em Brasília, Rui assina delegação do Aeroporto de Ilhéus para o Estado

Em Brasília, Rui assina delegação do Aeroporto de Ilhéus para o Estado

Andrea Capitulino

Andrea Capitulino mostra as curvas e as cores do Maranhão