em

Avast alerta para ataques do Adylkuzz no Brasil

PCs de usuários brasileiros estão sendo utilizados, sem a sua autorização, para garimpo de criptomoedas na internet: só do malware do Adylkuzz a Avast já bloqueou um total de 20.930 ataques no Brasil. Foram bloqueados também 7.306 ataques na Argentina, 3.698 no México, 3.146 na Alemanha. O país mais visado é a Rússia, com 150.097 […]

Zonas de risco do Adylkuzz. Foto: Divulgação
Avast alerta para ataques do Adylkuzz no Brasil
Zonas de risco do Adylkuzz. Foto: Divulgação

PCs de usuários brasileiros estão sendo utilizados, sem a sua autorização, para garimpo de criptomoedas na internet: só do malware do Adylkuzz a Avast já bloqueou um total de 20.930 ataques no Brasil. Foram bloqueados também 7.306 ataques na Argentina, 3.698 no México, 3.146 na Alemanha. O país mais visado é a Rússia, com 150.097 ataques do Adylkuzz, de um total registrado de 520.551 tentativas de infecção de PCs em todo o mundo, contadas desde a descoberta desse malware em 17 de Maio deste ano.

“O Bitcoin não é o único tipo de criptomoeda que os criminosos estão garimpando com o uso de malware: o malware de garimpo Adylkuzz, que se espalhou amplamente ao mesmo tempo em que o WannaCry, garimpa o Monero, um tipo diferente de criptomoeda que está se espalhando com rapidez especialmente na Rússia”, explica Jakub Kroustek, líder do Avast Threat Lab Team.

A mineração de criptomoedas, ele explica, é um negócio legítimo, mas para fazer isso em larga escala é preciso dispor de um forte poder de computação: “Existem pessoas que utilizam grandes ‘server farms’ para ganhar dinheiro com mineração de Bitcoins e de outras criptomoedas. Mas a utilização dessas ‘server farms’ requer um alto investimento financeiro tanto para a infra-estrutura quanto para pagar a eletricidade”, acrescenta. “Por isso os cibercriminosos tentam contornar esses custos usando os PCs de usuários aleatórios que eles infectam com seu malware, para usarem esse poder de computação sem serem percebidos. Claro que eles querem tirar proveito dos recursos do sistema do computador infectado pelo maior tempo possível. Portanto, o Adylkuzz fica sendo executado em segundo plano, sem que o usuário perceba nada além do fato de que seu sistema estará rodando mais lento”.

Sobre a Avast
A Avast (www.avast.com), líder global em produtos de segurança digital, protege mais de 400 milhões de pessoas online. A Avast oferece produtos com as marcas Avast e AVG, que protegem as pessoas de ameaças na internet e no emergente cenário de ameaças de IoT. A rede de detecção de ameaças da empresa está entre as mais avançadas do mundo, usando tecnologias de aprendizado de máquina e de inteligência artificial para detectar e deter ameaças em tempo real. Os produtos de segurança digital da Avast para Mobile, PC ou Mac têm conceito superior e são certificados por VB100, AV-Comparatives, AV-Test, OPSWAT, ICSA Labs, West Coast Labs e outros. A Avast tem o suporte das empresas líderes globais em private equity CVC Capital Partners e Summit Partners.

SEUTEC.COM

SEUTEC.COM - é um portal de notícias sobre tecnologia, games, tutoriais e muito mais

Salão do livro no Canadá abre inscrições para escritores

Salão do livro no Canadá abre inscrições para escritores

Exclamação, interrogação

7 urgências em que você vai precisar de uma ferramenta