em

Toplessaço reúne musas e chama atenção na Praia de Ipanema, Rio

Musas do Topless Cor de Rosa 2016 estiveram nas areias de Ipanema. Esse ano, concurso foi destinado a quem fez reconstrução dos seios Musas de topless chamaram atenção de quem curtia a Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, no início da tarde deste domingo (24), durante a terceira edição do Toplessaço – a […]

Musas do Topless Cor de Rosa 2016 estiveram nas areias de Ipanema. Esse ano, concurso foi destinado a quem fez reconstrução dos seios

Toplessaço em Ipanema. Foto: Divulgação/Eduardo Alonso
Toplessaço em Ipanema. Foto: Divulgação/Eduardo Alonso

Musas de topless chamaram atenção de quem curtia a Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, no início da tarde deste domingo (24), durante a terceira edição do Toplessaço – a primeira aconteceu em dezembro de 2013 e a segunda em janeiro de 2015.

A edição deste ano homenageou as vencedoras do concurso Musa Topless Cor de Rosa, organizado pelo movimento Topless in Rio, destinado a mulheres que fizeram reconstrução dos seios em decorrência do câncer de mama. A iniciativa tem a parceria da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

As nome das vencedoras foram divulgados na última sexta-feira (22): Eliane Canegal, de 42 anos, escolhida pelo júri técnico, e Carol Sanovicz, de 26, escolhida pela votação popular.

Com o slogan “Ninguém merece viver sem peito”, o concurso se propôs a informar e estimular as mulheres com câncer de mama para a reconstrução dos seios após enfrentarem a doença.

Movimento surgiu em 2013
Criado em 2013, o movimento Topless in Rio prega a maior liberdade para o corpo da mulher, o fim de todo tipo de preconceito e mais acessibilidade nas praias cariocas. O evento Toplessaço faz parte da ideia de se criar na cidade ações que imprimam mais naturalidade ao corpo como, no caso, pegar sol nos seios.

Toplessaço em Ipanema. Foto: Divulgação/Eduardo Alonso
Toplessaço em Ipanema. Foto: Divulgação/Eduardo Alonso
Eliane Canegal, vestida de branco, é uma das musas do Topless Cor de Rosa 2016. Foto: Divulgação/Eduardo Alonso
Eliane Canegal, vestida de branco, é uma das musas do Topless Cor de Rosa 2016. Foto: Divulgação/Eduardo Alonso

Longo tratamento
Eliane Canegal passou por 11 cirurgias, 60 sessões de quimioterapia e radioterapia ao longo do tratamento de combate ao câncer de mama. Ela foi a mais votada pelo júri formado pelo ator Thiago Lacerda, os fotógrafos Jorge Bispo e Antônio Guerreiro, a cantora Júlia Bosco, o artista plástico Martin Ogolter e os jornalistas Cassiano Elek e Caio Barbosa, além da musa do ano passado, Natahe Iamayá.

Eliane Canegal venceu o câncer após um longo tratamento. Foto: Faya/ Divulgação Topless in Rio
Eliane Canegal venceu o câncer após um longo
tratamento. Foto: Faya/ Divulgação Topless in Rio

“Eu tive câncer de mama aos 30 anos em 2004, cheguei a ouvir de médicos que eu tinha poucas chances de sobrevivência. Passei pela quimioterapia e radio. Em 2007 tive câncer novamente, depois de engravidar do meu segundo filho, e disseram que eu ficaria estéril, e tive que fazer mastectomia radical. Foi um período difícil de sofrimento, mas também de muita vontade de viver”, afirmou Eliane.

Conscientização
Carol Sanovicz, a outra musa do Toplessaço, descobriu no ano passado que tinha câncer de mama em um dos seios. Ela tomou a difícil decisão de fazer mastectomia bilateral total para evitar que a doença voltasse no futuro. A jovem fez a reconstrução imediata dos seios, passou por sessões de quimioterapia, que acabaram este mês, e lançou um canal no You Tube no qual aborda o tema. Ela teve mais de mil “likes” no instagram do concurso, @toplessinrio, que contabilizou os votos populares.

Carol Sanovicz foi a vencedora do concurso Topless in Rio pelo voto popular. Foto: Antonio Brasiliano/ Divulgação Topless in Rio
Carol Sanovicz foi a vencedora do concurso Topless in Rio pelo voto popular. Foto: Antonio Brasiliano/ Divulgação Topless in Rio

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Rainha da Independente, Helena Soares usa dois looks em ensaio

Carro capota e deixa cinco feridos na BR 242 em Barreiras