em

Filhotes de saruê são resgatados e entregues aos cuidados do Cemafauna

Uma atitude generosa aconteceu na última sexta-feira (19). Um empresário da região, que passava pela PE 626 durante o período noturno, encontrou uma fêmea da espécie saruê (Didelphis albiventris) atropelada na estrada no sentido Pedrinhas em Petrolina-PE. Ao parar o carro percebeu que no ventre do animal, onde se encontra o marsúpio (bolsa situada na […]

Filhotes de saruê
Filhotes de saruê. Foto: Divulgação

Uma atitude generosa aconteceu na última sexta-feira (19). Um empresário da região, que passava pela PE 626 durante o período noturno, encontrou uma fêmea da espécie saruê (Didelphis albiventris) atropelada na estrada no sentido Pedrinhas em Petrolina-PE. Ao parar o carro percebeu que no ventre do animal, onde se encontra o marsúpio (bolsa situada na região inguinal) havia alguns movimentos e logo viu que se tratava de filhotes. Ele buscou ajuda para salvar os 10 filhotes, pois a mãe já encontrava-se morta e contactou o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) onde realizou a entrega voluntária, preenchendo uma ficha cadastral sendo esse um procedimento raro, já que o Centro não é um órgão ambiental fiscalizador como IBAMA, Inema, CPRH, mas abriu exceção tendo em vista a extrema vulnerabilidade dos animais.

Os filhotes passaram por avaliação clínica na maternidade do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Cemafauna onde estão sendo acompanhados e devidamente alimentados. A médica veterinária Adriana Alves informou ainda que eles permanecerão sob cuidados do CETAS até que tenham condições de retornar para a natureza. O saruê, também chamado de gambá-de-orelha-branca, timbu ou cassaco, é um pequeno marsupial encontrado em todo o Brasil, em diversos ecossistemas como o cerrado e a caatinga, é bastante adaptado à zona urbana devido à procura de alimentação. Uma curiosidade: esse indivíduo pode se alimentar de espécies peçonhentas como a jararaca porque é resistente ao veneno de serpentes.

Entrega voluntária de animais slivestres
Em caso de encontrar qualquer animal silvestre o ideal é chamar os órgãos fiscalizadores como IBAMA, INEMA e Ministério Público para realizarem a captura, eles são responsáveis pelo resgate e encaminhamento correto dos animais, sendo preciso primeiro o cadastro e toda a documentação necessária para esse procedimento. De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98 é crime matar, perseguir, caçar, praticar atos de abuso e/ou maus tratos, dentre outras violações

Abaixo disponibilizamos os contatos de alguns desses órgãos:

IBAMA – Escritório Regional de Juazeiro

Juraci Meira de Lima
Chefe do Escritório Regional de Juazeiro
Rodovia BR-210 Juazeiro, Soradinho, Km 0
48905-050 Juazeiro – BA
Tel: (74) 3612-5176
e-mail: [email protected]

Inema – Juazeiro

UR Sertão do São Francisco
Conjunto Habitacional Juazeiro 3 Lotes – 1 a 4. Esquina da rua G com a rua A – Ao lado do Batalhão e do Mercado Produtor.
CEP: 48.909-790
Tel.: (74) 3611-5203

Ministério Público Juazeiro – (74) 3611-7081
Ministério Público Petrolina – (87) 3866-6400
AMMA Petrolina – (87) 3861-4382
CPRH Recife – Rua de Santana, 367, Casa Forte

Recife – PE – Brasil. CEP: 52060-460
Telefone: (81) 3182-8800
E-mail: [email protected]

UIGA – Petrolina (Sertão do São Francisco)

Rua Presidente Dutra, 160 – Centro (Dentro da CODEVASF – 3ª SR) Petrolina – PE
CEP: 56.304-230
Telefone: (87) 3861.3462

E-mail: [email protected]

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Programa Primeiro Emprego

Programa Primeiro Emprego coloca 4.370 jovens no mercado de trabalho em um ano

Padre Fabio de Melo

Padre Fabio de Melo, Alvaro e Daniel e Colo de Deus são os artistas católicos mais visualizados