em

Parceria entre Ministério da Agricultura, Codevasf e pequenos agricultores quer aumentar produção em Petrolina

Agricultores do Projeto Senador Nilo Coelho e Bebedouro, em Petrolina, interior de Pernambuco, têm buscado aumentar a qualidade de produção e para isso procuraram assistência técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nesta sexta-feira (12), uma reunião na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entre o coordenador […]

Agricultores do Projeto Senador Nilo Coelho e Bebedouro, em Petrolina, interior de Pernambuco, têm buscado aumentar a qualidade de produção e para isso procuraram assistência técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nesta sexta-feira (12), uma reunião na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entre o coordenador geral de produção do MAPA, Michel Ferraz, e a diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares do município (Sintraf), teve o objetivo de confirmar a visita de técnicos à zona rural da cidade e de apresentar outras demandas.

Uma das ações solicitada à pasta é a capacitação dos produtores da agricultura orgânica, com palestras e disponibilização de profissionais da área para visitar os lotes e fazer acompanhamentos. Segundo a presidente do Sintraf, Isália Damacena, os agricultores necessitam do apoio para, além de qualificar a produção, tornarem-se mais competitivos no mercado. “Petrolina tem grande potencial econômico para a agricultura familiar. Para tanto, precisamos que nossos agricultores tenham assistência técnica adequada e que os oriente sobre a plantação, a colheita e o combate às pragas”, analisa.

Durante a reunião, Ferraz adiantou que na primeira semana de junho uma equipe de auditores do Ministério da Agricultura, que está na Paraíba, deve chegar ao município para atender a demanda dos produtores de orgânicos. “Será um suporte técnico para mitigar os problemas que eles [agricultores] têm identificado na produção”. E continua. “Nosso objetivo inicial é a organização dos pequenos irrigadores, partindo da integração de seus produtos para a sua comercialização”.

Reivindicação antiga

As visitas “in loco” aos lotes de produção serão realizadas por técnicos ligados ao ministério e à Codevaf, que são responsáveis pela orientação, capacitação e acompanhamento dos agricultores. A assistência técnica é uma reivindicação antiga do Sintraf. No final do ano passado, durante visita ministerial, o titular do MAPA, Blairo Maggi, comprometeu-se em atender a demanda da categoria.

“Ele [Michel Ferraz] nos ouviu e está levando nossas necessidades à Brasília, esperamos que essa reunião possa trazer melhorias para o agricultor familiar de Petrolina”, afirma o secretário de políticas agrícolas do Sintraf, Natalício Luíz, que também esteve no encontro.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Praia do Forte Bahia

Pesquisa do IBGE aponta crescimento do turismo na Bahia

Santana ganha novo sistema de abastecimento de água

Santana ganha novo sistema de abastecimento de água