em ,

Partido alemão propõe criação de Sistema de Segurança Europeia com Rússia

© flickr.com/ gingerbeardman
© flickr.com/ gingerbeardman

A Rússia deve ser integrada num novo sistema de paz e segurança coletiva, que tornará a Europa significativamente mais estável, disse à Sputnik Sarah Wagenknecht, do Partido Die Linke (de Esquerda).

Na entrevista à Sputnik Sarah Wagenknecht instou o seu país a se retirar da OTAN e a criar um sistema de segurança coletiva juntamente com a Rússia. A entrevista foi publicada na véspera da abertura da cúpula da OTAN em Varsóvia, na sexta-feira (8).

“A OTAN se está tornando cada vez mais uma aliança de guerra”, ela está sob a influência dos Estados Unidos e representa uma “ameaça concreta” para a paz e estabilidade da Europa, declarou Sarah Wagenknecht na sua entrevista à Sputnik. Ela também mencionou um vídeo anteriormente publicado no YouTube pelo seu partido, que traça paralelos entre a OTAN e os répteis, uma clara referência às manobras recentes da aliança sob o nome de código “Anaconda”.

“Aparentemente, a OTAN gostaria de se identificar com uma anaconda. E, neste sentido, as manobras ‘Anaconda’ podem ser vistas como preparação para uma possível guerra, provocada pelos EUA para aumentar a sua influência na Europa”, manifestou Wagenknecht.

Wagenknecht acrescenta que o Partido de Esquerda quer a Alemanha fora da OTAN, “como a França fez muitos anos atrás”. A cúpula da OTAN deverá aprovar formalmente a deslocação de quatro batalhões da aliança para a Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia. Na agenda estão também medidas para deter a alegada agressão russa.

Os exercícios Anaconda-2016 foram realizados na Polônia no mês passado e envolveram um total de 31.000 soldados de 24 países, bem como cerca de 3.000 itens de equipamento militar. Estas manobras foram as maiores desde o fim da Guerra Fria.

Sputnik

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: U4FJXY7TLEPVTET e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

PUBLICIDADE
Cadastro Único caminha para ser um banco de dados do governo como porta de entrada para políticas públicas como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família. Fernando Frazão/Agência Brasil

Cadastro Único facilita acesso ao Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida

Karol Ka sobre a carreira: “O importante pra mim é fazer música, independente de estilo ou rótulos”