em

Edward Snowden vai pedir asilo ao Brasil, diz jornal

Edward Snowden pedirá asilo político no Brasil e, em troca, promete ajudar o país a enfrentar a questão da espionagem que os Estados Unidos promovem por meio da NSA (Agência de Segurança Nacional). A intenção foi divulgada pela Folha de S.Paulo, que também tornou pública uma carta aberta de Snowden à população brasileira que fará […]

Edward Snowden
Edward Snowden. Foto: Reprodução

Edward Snowden pedirá asilo político no Brasil e, em troca, promete ajudar o país a enfrentar a questão da espionagem que os Estados Unidos promovem por meio da NSA (Agência de Segurança Nacional). A intenção foi divulgada pela Folha de S.Paulo, que também tornou pública uma carta aberta de Snowden à população brasileira que fará parte da campanha pelo asilo.

Segundo o jornal, a carta será encaminhada a autoridades e também será anexada a uma campanha no Avaaz pela concessão do asilo. Toda a ação será coordenada por David Miranda, namorado do jornalista Glenn Greenwald, que seis meses atrás começou a fazer barulho com as denúncias de Snowden.

Atualmente o ex-colaborador da NSA está asilado na Rússia, mas apenas temporariamente, o que o impede de discutir o tema a fundo. “Até que um país conceda asilo político permanente, o governo dos EUA vai continuar a interferir com minha capacidade de falar”, declara ele.

“Muitos senadores brasileiros concordam e pediram minha ajuda com suas investigações sobre a suspeita de crimes cometidos contra cidadãos brasileiros”, continua. “Expressei minha disposição de auxiliar quando isso for apropriado e legal, mas, infelizmente, o governo dos EUA vem trabalhando arduamente para limitar minha capacidade de fazê-lo, chegando ao ponto de obrigar o avião presidencial de Evo Morales [Bolívia] a pousar para me impedir de viajar à América Latina!”

Ao finalizar seu texto, Snowden faz o apelo: “Se o Brasil ouvir apenas uma coisa de mim, que seja o seguinte: quando todos nos unirmos contra as injustiças e em defesa da privacidade e dos direitos humanos básicos, poderemos nos defender até dos mais poderosos dos sistemas.”

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Revista gay escolhe Papa Francisco ‘personalidade do ano’ nos EUA

Foto de Carol Portaluppi foi divulgada por vingança do ex