em

Encerramento das transmissões de TV aberta analógica em Goiânia vai até 21 de junho

O presidente do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) e da Anatel, Juarez Quadros, informou, nesta terça-feira (30/05), em Brasília, que o processo de desligamento dos canais da TV aberta analógica em Goiânia e em mais 28 municípios, que se inicia amanhã (31/5), será estendido […]

O presidente do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) e da Anatel, Juarez Quadros, informou, nesta terça-feira (30/05), em Brasília, que o processo de desligamento dos canais da TV aberta analógica em Goiânia e em mais 28 municípios, que se inicia amanhã (31/5), será estendido até o dia 21 de junho.

Dessa forma, as emissoras de TV aberta de Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade poderão, dentro deste prazo, decidir o melhor momento para o término de suas transmissões analógicas.

Segundo Quadros, a decisão de flexibilizar o prazo foi motivada por não ter sido atingida a marca de 90% de digitalização, necessária para o término do sinal analógico, no 1,3 milhão de domicílios envolvidos. A digitalização, de acordo com pesquisa Ibope realizada durante a semana do dia 20 de maio, atingiu 88% dos domicílios.

Uma nova pesquisa Ibope deve ser realizada no dia 14 de junho para identificar o novo nível de digitalização da região. Segundo o presidente do Gired, “a nova pesquisa certamente vai comprovar que os 90% estarão atendidos”. Para Quadros, a manutenção do término das transmissões de TV aberta analógica prestigia o telespectador goiano que acreditou na TV digital e investiu para ter a recepção adequada.

Sobre os kits de TV Digital distribuídos gratuitamente às famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, o diretor da EAD (Entidade Administradora da Digitalização), Antônio Carlos Martelleto, informou que já foram distribuídos mais de 330 mil unidades na região, uma média de 30 mil kits por semana.

A secretária de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Vanda Bonna, informou que amanhã, 31/5, o ministro Gilberto Kassab deve assinar o decreto para o término da transmissão de TV aberta analógica em Goiânia.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Luís Eduardo Magalhães

Feira de tecnologia agrícola atrai mais de 60 mil visitantes ao Oeste baiano

Fórum Canal Rural 2017

Agricultores debatem potencial hídrico de aquífero durante Fórum do Canal Rural na Bahia Farm Show 2017