em

Outubro Rosa é lançado em Goiânia nesta sexta-feira

Campanha alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres Para estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama e conscientizar a população sobre a doença, tem início a campanha “Outubro Rosa”. Com o tema “A vida em cor de rosa”, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de […]

Campanha alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres

Para estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama e conscientizar a população sobre a doença, tem início a campanha “Outubro Rosa”. Com o tema “A vida em cor de rosa”, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lança na próxima sexta-feira, 07, na Maternidade Nascer Cidadão (MNC), a primeira de uma série de ações para alertar sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama em mulheres.

Durante a abertura da campanha na Nascer Cidadão, localizada na região Noroeste da Capital, as mulheres interessadas participarão de palestras informativas com médicos mastologistas sobre a importância do autoexame da mama e poderão solicitar encaminhamento para mamografia no Hospital Araújo Jorge. O público feminino também receberá orientações de como realizar de forma adequada o autocuidado da mama e poderá ainda realizar testes de glicemia, hepatite C, aferição de pressão arterial e serviços de estética, como corte e escova de cabelo.

No Brasil, em 2016, são esperados 57.960 novos casos de câncer de mama. Os números são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e mostram a necessidade de alertar a população sobre a importância de prevenção, já que este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. No país, a taxa de mortalidade relacionada à doença continua elevada devido ao diagnóstico tardio, muitas vezes, já em estágios avançados.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, e a diretora da área social da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Ângela Machado de Sá, estarão presentes na MNC para o lançamento do Outubro Rosa da Saúde de Goiânia. No dia 17 deste mês, o Hospital e Maternidade Dona Íris, na Vila Redenção, receberá a segunda etapa da ação com atividades similares às programadas para a Nascer Cidadão e, no dia 21, uma palestra será realizada na Unimed Cerrado.

Uma caminhada encerrará a campanha no dia 29 de Outubro, no Parque Flamboyant. Com o último evento, é esperado sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante a ação, o público receberá orientações sobre a doença e serão disponibilizados serviços de saúde, como encaminhamento para o exame de mamografia, aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

O “Outubro Rosa – A vida em cor de rosa” é uma realização da SMS de Goiânia por meio da Assessoria de Comunicação em Saúde (Ascom) e das Gerências de Ciclos de Vida e de Atenção Secundária e Terciária. A Associação de Combate ao Câncer de Goiás, o Instituto Embelleze, Farmácias Pague Menos, Em5 Gráfica, Fundação Laço Rosa, Maximus Assessoria Esportiva, Rádio Interativa, Fieg Sesi, HP Transportes, Unimed Goiânia, Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Goiás e Rotary Club são parceiros da campanha.

Foto: Ascom SMS
Foto: Ascom SMS

Serviço:
Assunto: Abertura da Campanha Outubro Rosa
Data: 07 de outubro, sexta-feira
Horário: Das 9h às 14h
Local: Maternidade Nascer Cidadão (Avenida Oriente, área pública 09, s/n – Jardim Curitiba III)

Cronograma:

“Dia com as rosas” no Hospital e Maternidade Dona Íris
Data: 17 de outubro, segunda-feira
Horário: Das 9h às 14h
Local: Hospital e Maternidade Dona Íris (Alameda Emílio Póvoa, n. 151 – Vila Redenção)

“Dia com as rosas” na Unimed Cerrado
Data: 21 de outubro, sexta-feira
Horário: Das 10h às 14h
Local: Unimed Cerrado (Rua 8-A, n. 111 – Setor Aeroporto)

“Caminhada das Rosas” no Parque Flamboyant
Data: 29 de outubro, sábado
Horário: Das 9h às 11h
Local: Parque Flamboyant (Rua 46, s/n, Jardim Goiás)

Por Pedro Ferreira

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Restaurante carioca entra na campanha do Outubro Rosa e oferece drink para mulheres

Secult Goiânia divulga programação do Goiânia em Cena