em

Mais 120 crianças aparecidenses são beneficiadas com novo Cmei

Cumprindo agenda de inaugurações o prefeito Maguito Vilela também inaugurou a 21ª academia aberta do município Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 09, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jardim Maranata. Esta é a 8ª das novas unidades a entrar em funcionamento e beneficia 120 crianças do setor e da região com ensino a […]

Cumprindo agenda de inaugurações o prefeito Maguito Vilela também inaugurou a 21ª academia aberta do município

Foto: Jhonney Macena
Foto: Jhonney Macena

Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 09, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jardim Maranata. Esta é a 8ª das novas unidades a entrar em funcionamento e beneficia 120 crianças do setor e da região com ensino a crianças de seis meses a cinco anos. Neste semestre foram inaugurados e aulas iniciadas nos Cmeis Santo André, Vila Delfiore e Jardim Bonanza. Em 2014 outros quatro cmeis também foram entregues à população.

“Temos atualmente 18 Cmeis em funcionamento em Aparecida. Quando assumimos a administração eram apenas sete. Isso mostra o comprometimento com a educação, desde a primeira infância até a fase adulta, com a implantação de universidades tanto particulares quanto federais, como a UFG. E o cmei é o alicerce do futuro educacional e por isso estamos melhorando as estruturas das creches, onde não apenas se olham as crianças, mas onde elas começam a aprender as primeiras palavras e números”, sublinhou o prefeito.

O Cmei Jardim Maranata já está em funcionamento desde a semana passada e proporciona para as crianças, além do ensino infantil, cinco refeições diárias acompanhadas por nutricionistas, banho e demais atividades voltadas para o desenvolvimento dos pequenos como brinquedoteca, teatro de arena e espaço para atividades ao ar livre. O secretário de Educação, Domingos Pereira, falou da revolução vivenciada na Educação municipal nos últimos anos.

“Nem sempre no serviço público as coisas acontecem quando e como queremos, mas estamos conseguindo transformar a educação infantil em Aparecida, com novas unidades de Cmeis. Todas as unidades são padronizadas e com estrutura adequada para atender todas as necessidades das crianças nos primeiros passos no caminho para um futuro educacional promissor. Porque a educação é a única coisa que não podem tirar de uma pessoa”, destacou o secretário de Educação.

De acordo com o secretário, até o final de outubro, a SME entrarão em funcionamento os Cmeis do Brasicon e Andrade Reis. Os Cmeis da Vila Maria, Candido de Queiroz, Jardim Primavera, Marista Sul, Internacional Park, Retiro do Bosque e Parque Trindade 1 serão entregues à administração pelas empresas responsáveis pelas obras até o final deste ano e após a compra de mobiliário e formação de equipe profissional, iniciarão as aulas. A expectativa da secretaria é de que as aulas sejam iniciadas no primeiro semestre de 2016.

As outras unidades, que completam a lista dos 43 novos Cmeis, serão entregues até o final de  2016. Elas contemplarão todas as regiões da cidade, suprindo o déficit atual de três mil crianças inscritas no cadastro de reservas da Secretaria Municipal de Educação (SME). Todas as unidades contam com oito salas de aula, sendo um berçário, brinquedoteca, sala de professores, sala da direção, secretaria, amplo espaço para atividades recreativas, refeitório, cozinha e lactário.

A cabeleireira Luziane Pires da Silva é mãe do pequeno Lucas Samuel Pires Maciel, de dois anos. Ela é moradora do Jardim Maranata e conta que o filho já está adaptado a nova rotina. “Antes eu pagava para uma babá, agora faço economia e sei que ele está sendo bem cuidado e recebendo uma educação adequada. Agora nem doente ele não quer deixar de vir para o Cmei, do tanto que está gostando da escolinha. Ele já se adaptou bem a essa nova rotina, que vai ser importante para o seu futuro”, ressaltou a mãe.

21ª Academia Aberta já é usada pelos moradores

Dando continuidade à agenda de inaugurações desta sexta-feira, 09, o prefeito Maguitoi Vilela participou do corte da fita inaugural da 21ª Academia Aberta instalada em praças em diversos bairros de Aparecida. O bairro contemplado na noite desta sexta foi o Independência Mansões que completa 22 anos de fundação neste sábado, 10.  A Praça José Bonifácio ficou lotada de moradores e lideranças políticas que aprovaram o serviço. “A academia vai ser boa para a gente poder se exercitar e agora temos este espaço completo”, contou Luzilene dos Santos, moradora do bairro.

A ATI conta com nove aparelhos para a prática de exercícios físicos, como roda de ombro vertical; bicicleta dupla horizontal; simulador de caminhada duplo; barra alta giratória; balanço lateral suplo surf; simulador de remo; simulador de cavalgada duplo; eliptico esqui duplo e leg press sentado duplo. As obras foram feitas com recursos do Tesouro Municipal, totalizando cerca de R$ 15 mil.  “Até o final do ano iremos implantar outras 14 academias em praças do município, levando o esporte e o lazer a todos os moradores”, frisou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas.

O prefeito Maguito Vilela encerrou a agenda falando da importância de se exercitar para ter uma vida mais saudável. “O exercício físico ajuda na saúde de todos. Quem pratica esporte tem mais disposição para o trabalho, para a escola e para as tarefas do dia-a-dia. E aliado à uma alimentação adequada, proporciona uma vida mais saudável. E esse é o objetivo da prefeitura e da secretaria de Desenvolvimento Urbano, melhorar a qualidade de vida dos moradores incentivando a prática de esporte, principalmente àqueles que já alcançaram a melhor idade”, finalizou

Presenças – Estiveram presentas nas solenidades de inauguração do Cmei do Jardim Maranata e da Academia Aberta do Bairro Independência os vereadores Francisco Gaguinho e Helvecino Amendoim; e os secretários Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Adriano Montovani (Trabalho) e Luciana Guimarães (Cultura).

Daniela Ribeiro – Secom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Projeto educacional no Zoo Gyn valoriza cultura e meio ambiente

Cris Lopes fala do seriado infantil Vila Maluca na semana da criança