em

Macambira Anicuns: O futuro sustentável já começou

Prefeito Paulo Garcia inaugura 35º parque de Goiânia, que também é uma importante unidade de conservação ambiental da cidade A revitalização e a recuperação ambiental de mais uma unidade de conservação em Goiânia, das 225 existentes, e a construção de equipamentos para o lazer e convivência da comunidade são uma mostra do trabalho que vem […]

Prefeito Paulo Garcia inaugura 35º parque de Goiânia, que também é uma importante unidade de conservação ambiental da cidade

Macambira Anicuns. Foto: Humberto Silva
Macambira Anicuns. Foto: Humberto Silva

A revitalização e a recuperação ambiental de mais uma unidade de conservação em Goiânia, das 225 existentes, e a construção de equipamentos para o lazer e convivência da comunidade são uma mostra do trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal em prol do desenvolvimento sustentável da cidade. As obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns deixam claro esse empenho e a comunidade já está percebendo a importância dessas ações. Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Paulo Garcia inaugurou o Parque Ambiental Macambira (PAM), que integra o escopo de obras do Puama e que é o 35º Parque existente em Goiânia e o 10º entregue por esta gestão.

Integrando as comemorações pelo aniversário de Goiânia, a solenidade de hoje contou com a presença de parlamentares, secretariado municipal e comunidade da região. A deputada estadual Adriana Accorsi também prestigiou o evento, que também contou com o Secretário Estadual Wilmar Rocha, representando o governo do Estado.
A Escola Municipal em Tempo Integral Targino de Aguiar marcou presença na inauguração do PAM, representada por 70 crianças com idade entre 10 e 12 anos. Ao final da solenidade, elas assistiram à apresentação teatral “O abominável diabo louro”, produzida pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), com objetivo de conscientizar as crianças sobre a preservação do bioma Cerrado.

Momento histórico
O prefeito Paulo Garcia reafirmou que a gestão está em seu melhor momento. “Estamos vivendo um momento histórico em nossa administração. O mundo passa por uma reorganização em seu sistema financeiro. E nós temos a alegria de investir R$ 1 bilhão em obras. Meu compromisso é permanente e vamos conseguir realizar todos melhorando a qualidade de vida da população”.

O coordenador geral do Puama, Nelcivone Melo, destacou as características do novo parque e a importância da comunidade para sua manutenção. “O parque é de vocês que precisam de apropriar deste espaço para nos ajudar a cuidar”. Compartilhando dessa preocupação, a dona de casa Maria Batista disse que o PAM melhorou bastante a vida da população e valorizou a região e por isso é preciso ajudar a prefeitura a cuidar do local. “Nós, moradores, temos que ser verdadeiros guardiões desse parque, porque antes as pessoas jogavam lixo aqui e não podemos deixar isso acontecer novamente”, afirmou. A aposentada Expedita Maria Silva vê com deslumbramento o parque. “Ficou muito bonito. Tenho vontade de me mudar pra cá, mas agora as casas estão muito caras, porque o parque valorizou muito a região”.
Na sequência, o prefeito Paulo Garcia abriu espaço para que cada autoridade presente fizesse uma breve saudação. De forma unânime todos parabenizaram ao prefeito por essa realização. “É um gol que sua administração está marcando para Goiânia. Com esse projeto nós consolidamos Goiânia como uma das capitais mais sustentáveis do país”, afirmou o secretário estadual Wlimar Rocha.

Ao fazer uso da palavra, Paulo Garcia agradeceu a presença da cada um ali, pois trata-se de um momento muito importante para a cidade. Falou da importância do Programa Macambira Anicuns. “Estamos entregando mais de 25 hectares de muito verde e que vai melhorar a vida de muita gente. Estamos fazendo nosso melhor e acredito que estamos no caminho certo e essa sempre foi minha vontade e meu objetivo”.

O prefeito destacou, também, os esforços da administração para a preservação do meio ambiente. “Mil árvores para cada ano de vida de Goiânia, nunca na história da nossa cidade existiu uma ação coma essa. Justamente porque sabemos da importância das árvores para o meio ambiente e para a melhor qualidade de vida da população. Obrigado à todos pelo auxílio na construção de uma nova Goiânia”, finalizou.

Logo em seguida, todos foram convidados a acompanhar o descerramento da placa de inauguração do parque e também da placa em homenagem ao ex-prefeito Pedro Wilson, idealizador do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama).

O PAM
O Parque Ambiental Macambira (PAM) é uma área de preservação permanente, onde se encontram nascentes do córrego Macambira. Faz parte da área da antiga Fazenda Macambira e apresenta uma mancha significativa de vegetação original. Situa-se na região sudoeste de Goiânia, no Bairro Faiçalville.

Com uma área estimada em 25,5 hectares, o PAM conta com um Núcleo Socioambiental; Núcleos de Estar – espaços equipados com pequenas praças com pergolados, bancos e bebedouros; um Núcleo de Recreação Infantil, com parquinhos de areia; e a Praça das Esculturas, que será utilizada para exposições culturais ou mesmo feiras de produtos artesanais.

A execução do Puama prevê uma série de ações que visam incorporar a comunidade local no processo de educação ambiental e recuperação dos mananciais e ainda garantir espaços de lazer para que a comunidade possa usufruir dos parques em sua plenitude. Neste sentido, são realizadas atividades com o objetivo de ampliar o debate e a conscientização da população acerca da preservação do meio ambiente.

Selma Soares – Secom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Projeto Técnico Social beneficia famílias já atendidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida

Prefeitura de Goiânia inaugura Centro de Saúde da Família Rodoviário