em

Projetos buscam a paz com participação das famílias e da comunidade escolar

Escola de Pais e Núcleos de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica são implantados nas instituições Com o objetivo de promover saúde integral, bem-estar, cooperação e integração entre família e escola, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) desenvolve dois projetos pilotos em onze instituições educacionais de Goiânia. A implantação dos núcleos de Mediação […]

Escola de Pais e Núcleos de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica são implantados nas instituições

Famílias participam da Escola de Pais em escola municipal. Foto: Divulgação
Famílias participam da Escola de Pais em escola municipal. Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover saúde integral, bem-estar, cooperação e integração entre família e escola, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) desenvolve dois projetos pilotos em onze instituições educacionais de Goiânia. A implantação dos núcleos de Mediação de Conflito e Convivência Pacífica e a parceria com a Escola de Pais do Brasil buscam envolver a comunidade escolar das unidades na busca pela cultura de paz.

As ações são desenvolvidas e acompanhadas pela Gerência de Saúde e Segurança dos Profissionais da Educação, Política Articulada de Educação da Paz (Epaz) e pelo Centro de Atenção ao Profissional da Educação (Cemape).

Além de beneficiar os alunos, os projetos promovem o protagonismo das instituições, como afirma Genivalda Cravo, coordenadora da Epaz na rede municipal: “São trabalhos intersetoriais de prevenção aos conflitos e integrados às unidades, que buscam melhorar a comunicação, o diálogo e a convivência entre pais e filhos, além de ajudar na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Os projetos também atuam no processo de ensino da educação da paz, cidadania e valores humanos”, destaca.

Núcleos

A criação dos núcleos de Mediação de Conflitos e Convivência Pacífica são ancorados pela Portaria 040, de agosto de 2013. Participam do projeto piloto quatro escolas e um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), escolhidos por adesão e por apresentarem critérios como ter profissionais da Educação participantes de cursos com temática ou a presença de um aluno protagonista infanto-juvenil dentro do Programa Saúde na Escola.

As escolas municipais Stephânia Alves Bispo, Vereador Carlos Camargo Alves, Recanto do Bosque, Vicente Rodrigues do Prado e o Cmei Jardim Europa II vão passar para a terceira etapa do projeto, que é a formação dos mediadores.

Escola de pais

A rede municipal de Educação de Goiânia iniciou suas atividades da Escola de Pais do Brasil em 2014 com o intuito de buscar soluções para conflitos presentes nos ambientes escolares. Palestras e dinâmicas de grupo envolvem pais e alunos das escolas municipais Pedro Ciríaco de Oliveira, Pedro Costa de Medeiros, Renascer, Pedro Xavier Teixeira, Nadal Sfredo e Dom Thomás Balduíno. Entre os temas discutidos estão valores e limites na educação, adolescência, sexualidade e cultura de paz.

Por Daniela Rezende (Secom)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Raissa de Oliveira faz a alegria da criançada na quadra da Beija-Flor

Direção defensiva é tema da palestra de encerramento da Semana do Trânsito