em

Ciclofaixa de lazer é novo marco histórico no trânsito de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia lançou nesta manhã ensolarada de domingo, 20, no Lago das Rosas, a ciclofaixa de lazer que interliga três grandes parques na capital: Areão, Vaca Brava e Lado das Rosas. O circuito que tem um total de 14,3 km foi planejado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) e recebeu […]

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Goiânia lançou nesta manhã ensolarada de domingo, 20, no Lago das Rosas, a ciclofaixa de lazer que interliga três grandes parques na capital: Areão, Vaca Brava e Lado das Rosas. O circuito que tem um total de 14,3 km foi planejado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) e recebeu sugestões de cicloativistas que aproveitaram o dia para pedalar e participar de passeios ciclísticos que estavam sendo realizados pela cidade.

Antônio Santana, que é servidor público aposentado e complementa a renda vendendo água no Parque Lago das Rosas, disse que ficou impressionado com a disposição do prefeito Paulo Garcia que participou do passeio Bora de Bike antes do lançamento do projeto. ‘Eu nunca vi um prefeito andar de bicicleta por aqui. E isso aqui ficou bom demais depois da ciclofaixa porque até minha renda aumentou’, comemorou o aposentado. Santana destacou também a cordialidade do prefeito. ‘Eu gosto demais dele porque ele cumprimenta as pessoas, conversa com todo mundo e ainda anda de bicicleta’, destacou.

Acompanhou o prefeito no passeio e na inauguração da ciclofaixa a primeira dama, Tereza Beiler, o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Nelcivone Melo e o secretario da SMT, Andrey Azeredo. Ao chegar ao parque, Paulo Garcia comentou sobre sua disposição. “Mal suei durante o trajeto que teve início lá na Cidade Jardim. A cada dia que passa me sinto melhor para pedalar”, ressaltou.

O prefeito falou sobre o desempenho da SMT quanto a implantação das ciclofaixas. “Tenho visto o trabalho da secretaria que não mede esforços para sinalizar toda a cidade. O trabalho dos agentes de trânsito também tem sido fundamental para orientação ao motorista e a segurança de ciclistas e pedestres no circuito. Todos estão realmente de parabéns”, destacou o prefeito. Somente neste domingo foram guinchados quatro veículos estacionados no trajeto da ciclofaixa de lazer, que são exclusivas aos ciclistas das 7 às 16 horas.

Paulo Garcia reforçou também o compromisso com os goianienses de implantar o projeto que prevê 140 quilômetros de espaço destinado ao ciclistas. “Acredito que seja um marco para a cidade de Goiânia, um divisor de águas em que motoristas, ciclistas e pedestres convivam em harmonia. Até o final da gestão vamos implantar ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas para que o modal seja realmente uma opção para quem transita nas nossas ruas”, reforçou o prefeito.

Para o secretário da SMT, Andrey Azeredo, os servidores da pasta estão empenhadas no projeto em andamento. “A equipe de sinalização trabalharam durante dia e noite para que as ciclofaixas sejam uma realidade em Goiânia. Os agentes fiscalizadores autuam e guincham os veículos que estacionam na ciclofaixa. Creio que esse trabalho é fundamental para que todos respeitem seus espaços e convivam em harmonia e, principalmente, de forma segura”, endossou Azeredo.

Quem circulou pelos trechos da ciclofaixa que interliga os parques Lago das Rosas, Vaca Brava e Areião neste domingo, pode ver ciclistas de todas as idades aproveitando o dia ensolarado para pedalar. De acordo com a central de ocorrências de trânsito da SMT não foi registrado nenhum acidente no circuito.

Maysa Manoela (Secom)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Valzinha Oliveira, do Bahia, é eleita a Musa das Torcidas 2015

Revista Sexy tira a roupa da jornalista Fernanda Alves, que mostra corpão aos 40 anos