em

Telexfree pede recuperação judicial nos EUA

Com esta medida, parte do processo de declaração de falência, a empresa passa a operar sob a direção de um interventor A Telexfree, que está proibida de atuar no Brasil sob suspeita de praticar pirâmide financeira, deu entrada nesta segunda-feira (14) em um pedido de recuperação judicial nos EUA, segundo o jornal Extra. A empresa […]

Com esta medida, parte do processo de declaração de falência, a empresa passa a operar sob a direção de um interventor

Diretor da Telexfree no Brasil, Carlos Costa, falou do tema (Foto: Reprodução)
Diretor da Telexfree no Brasil, Carlos Costa, falou do tema (Foto: Reprodução)

A Telexfree, que está proibida de atuar no Brasil sob suspeita de praticar pirâmide financeira, deu entrada nesta segunda-feira (14) em um pedido de recuperação judicial nos EUA, segundo o jornal Extra. A empresa pede ao Tribunal de Falências do Distrito de Nevada os benefícios do Capítulo 11 do Código de Falências dos EUA. 

Com esta medida, parte do processo de declaração de falência, a empresa passa a operar sob a direção de um interventor nomeado pelo tribunal, em uma última tentativa de passar por uma reorganização. Esta é a última etapa na busca de salvar a empresa.

Segundo sites especializados no tema, o pedido de inclusão no Capítulo 11 do Código de Falências é geralmente solicitado quando o valor das dívidas é maior do que a soma dos ativos (crédito). Caso funcione positivamente, a medida pode permitir que depois de algum tempo a empresa volte a funcionar normalmente.

“A Telexfree espera ter dinheiro suficiente para manter os negócios durante sua reorganização e dar continuidade aos serviços aos seus consumidores”, informou o grupo, em nota à imprensa.

Até agora, o pedido não foi avaliado pela Justiça e as primeiras audiências estão marcadas somente para maio. Mesmo assim, um dos diretores da empresa no Brasil divulgou vídeo dizendo que  a Telexfree “Internacional” já está em recuperação judicial, buscando tranquilizar os investidores brasileiros.

“A Telexfree aqui não tem pessoas que vão correr, pessoas que vão sumir. Não, ninguém está fazendo nada errado e a maior prova disso é a empresa ter conseguido a recuperação judicial nos Estados Unidos”, diz o diretor Carlos Costa. Mais à frente, ele diz que “foi dada entrada na recuperação judicial”. Ele culpa o bloqueio de recursos no Brasil, determinado pela Justiça do Acre em 2013, pelos problemas da empresa nos EUA. “Muito do dinheiro que está hoje bloqueado no Brasil pertence à Telexfree Internacional, e por aí vai”.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Justiça afasta torcedores do Bahia e do Vitória dos estádios por três meses

Itaberaba: Garota utiliza estilete para cortar estudante em escola