em

Especialista fala sobre o ‘Mockup’ que é uma novidade em tratamentos estéticos dentários

Foto: Divulgação Já há algum tempo as facetas e lentes de contato para os dentes tem sido protagonistas nos consultórios quando se refere a tratamento odontológico estético, para garantir aos pacientes um sorriso sempre perfeito e dentes sempre brancos, o chamado sorriso das celebridades, já que o método estético se popularizou à partir  de pessoas […]

Foto: Divulgação

Já há algum tempo as facetas e lentes de contato para os dentes tem sido protagonistas nos consultórios quando se refere a tratamento odontológico estético, para garantir aos pacientes um sorriso sempre perfeito e dentes sempre brancos, o chamado sorriso das celebridades, já que o método estético se popularizou à partir  de pessoas famosas adeptas desse tratamento.

O Dr. Eduardo Nakanishi é especializado em facetas e lentes de contato e traz as principais novidades relacionadas a esse assunto: “Muito se fala em facetas dentais e lentes de contato por aí. No entanto, é importante saber que a lente é na verdade uma faceta mais fina, 0,2 e 0,6 mm de espessura, onde faz-se um desgaste menor do dente. As lentes são indicadas para quase todas as necessidades de alteração da estética dos dentes, para alterar formato, posição e tamanho por exemplo, com a grande vantagem que o desgaste é leve ou até mesmo desnecessário e feito apenas na parte da frente (região vestibular) do dentes. No entanto, se os dentes estiverem muito danificados ou amarelados o mais indicado é o uso da faceta, pois a lente de contato não altera a coloração do dente”.

Personal Odontologia / MF Press Global
Foto: Personal Odontologia / MF Press Global

Mas a grande novidade para o tratamento estético dentário é a técnica do Mockup (do inglês: modelo, maquete), que permite ao paciente experimentar como ficarão os dentes antes mesmo do fim do tratamento, na sua própria boca, fora do contexto de simulações digitais no computador: “Existe uma fase do planejamento das facetas, onde se faz um enceramento no formato final das facetas em molde de gesso e é possível transferir isso para a boca do paciente por um processo chamado mockup, e então ele mesmo consegue ver o resultado final antes de ficar pronto. Essa técnica é diferente do planejamento digital pois o paciente pode conferir como será o resultado na sua própria boca”.

Contudo é preciso ter em mente algumas informações antes da decisão por colocar lentes ou facetas nos dentes. O Dr. Nakanishi ressalta que em sua maioria estes tratamentos envolvem a necessidade de serem feitos desgastes permanentes nos dentes: “O desgaste pode ser realmente leve e em alguns casos, realizado apenas na parte da frente do dente, mas é importante ter consciência de que depois de realizado, não tem volta. Contudo, os pacientes ficam extremamente satisfeitos com os resultados. Como qualquer outro tratamento odontológico é preciso sim realizar manutenções e visitas periódicas ao profissional que realizou o trabalho”.

Sobre a durabilidade, o especialista afirma que é de muitos anos com a devida manutenção: “Um dos grandes avanços que ocorreu nas lentes de contato, além do material em si, foram os produtos para colagem, que hoje são extremamente eficientes e oferecem segurança aos profissionais e pacientes. As lentes da atualidade são feitas com dissilicato de lítio, que tem as mesmas características das cerâmicas, mas é extremamente resistente a fratura e com os novos materiais para união da faceta com o dente, ela nunca mais solta, exceto por falha na cimentação, que é a fixação da lente com cola especial”.

Cradle of Filth tocará clássico álbum “Cruelty and the Beast” na íntegra em SP

Cradle of Filth tocará clássico álbum “Cruelty and the Beast” na íntegra em SP

Jorge Solla. Foto: Ascom

Solla pedirá à Justiça Federal para anular corte em universidades por “balbúrdia”