em

Apendicite o que é, sintomas e tratamento

Você já teve uma dor forte na barriga e ficou com medo que fosse apendicite? É disso que trataremos aqui

Ilustração. Foto: Reprodução

Para que serve o apêndice?

Por muito tempo achou-se que o apêndice não tinha função, e era apenas um resquício da evolução de nossa espécie, porém, pesquisas recentes mostram que ele funciona como um abrigo para as bactérias boas do intestino, que são removidas após infecções ou diarreias, o que aumenta a chance de doenças.

Depois da infecção as bactérias que povoam o apêndice, migram para o intestino, formando uma espécie de biofilme, impedindo que outras bactérias atravessem essa camada e causem infecções.

O que é apendicite?

Trata-se de inflamação do apêndice cecal, órgão no formato de um pequeno saco, localizado no começo do intestino grosso.

A principal causa de apendicite é a obstrução do apêndice cecal, principalmente por causa de fecalitos, que são pequenos pedaços de fezes endurecidos, mas também pode ocorrer por obstrução por vermes, tumores, etc.
Depois da obstrução da luz do apêndice, ocorre uma multiplicação de bactérias dentro da luz do apêndice cecal, isso gera inflamação e pus, e é muito mais comum do que as pessoas imaginam: uma em cada vinte terá apendicite aguda em algum momento da vida.

Sintomas

O principal sintoma de apendicite é dor abdominal (popularmente conhecida como dor de barriga), além dela também há falta de apetite, náuseas e vômito, febre baixa, alteração intestinal (interrupção da eliminação de gases e fezes), dentre outros.

Esses sintomas estão presentes na apendicite, mas também em outras doenças, como viroses, infecções bacterianas, intolerância à lactose, etc. Por isso, deve-se suspeitar de apendicite se além desses sintomas haver uma dessas duas características:

  • A dor da apendicite começa ao redor do umbigo, de forma inespecífica, e com o passar das horas se concentra na região inferior direita do abdômen (perto da região inguinal, da virilha), não amenizando com a mudança de posicionamento e tendendo a aumentar de intensidade com o tempo.
  • A peritonite é a inflamação do peritônio, que por sua vez é a camada que envolve a barriga por dentro. Toda vez que o apêndice encosta e desencosta no peritônio, provoca dor intensa, que piora ao tossir, bater o pé no chão com força ou no caminho para o hospital, quando o carro passa por uma lombada.

A dor também piora ao exame médico, e o paciente pode fazer um autoteste, para isso basta apertar a região inferior direita do abdômen, e soltá-la de maneira brusca, é o que se chama de descompressão brusca.

Nas fases iniciais os sintomas de peritonite afligem a região inferior direita do abdômen, mas com a evolução da doença, o apêndice rompe, e a infecção e o pus se espalham por toda a cavidade abdominal. Assim, a dor antes localizada numa única região, se espalha para todo abdômen, e piora muito o prognóstico do paciente.

Tratamento

Há muitas outras causas de peritonite, como diverticulite, infecções dos ovários e da tuba ovariana, tumores e perfurações de úlceras do estômago. Em todos os casos de peritonite é importante procurar imediatamente um pronto socorro para ser avaliado por um cirurgião geral.

Apendicite é uma urgência médica, assim, se você tiver os sinais e sintomas descritos anteriormente, é importante não tomar antibióticos, remédios naturais ou quaisquer outros sem orientação médica para tentar amenizar a dor, pois com o passar do tempo, a apendicite pode piorar e aumentar o risco de mortalidade.

Paulista de Taubaté, Aldo José dos Santos, CRM: 133366, é médico generalista graduado pela UNITAU.

*Conteúdo produzido em parceria com o portal Leet Doc (https://www.leetdoc.com/br/)

*Colaborador

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de inteira responsabilidade do seu autor.

Especial Sérgio Reis

Ritmo Brasil apresenta segunda parte do Especial Sérgio Reis

Aulão do ENEM

Secretaria da Educação mobiliza escolas para o ENEM 100%