em

Satélite russo registra fenômenos físicos desconhecidos na atmosfera da Terra

O telescópio de raios ultravioleta instalado no satélite russo Lomonosov, lançado em 2016, detectou fortes “explosões” de luz de origem desconhecida na atmosfera da Terra, disse à Sputnik Mikhail Panasuk, diretor do Instituto de Física Nuclear da Universidade Estatal de Moscou

Foto: CC0 / Pixabay

“Parece que descobrimos novos fenômenos físicos […] Ainda não sabemos qual a sua natureza”, revelou o cientista.

Ele explicou que, a uma altura de várias dezenas de quilômetros, o satélite Lomonosov registrou várias vezes fortes “explosões” de luz, embora por baixo não houvesse nem nuvens nem tempestades.

“O que causou a ‘explosão’? É uma questão em aberto”, disse Panasuk.

Ao mesmo tempo, o físico falou sobre e existência de outros fenômenos luminosos na atmosfera terrestre, alguns dos quais são bastante conhecidos, são os chamados sprites, descargas elétricas que ocorrem na mesosfera e termosfera, e os elves, emissões de luz na parte superior de uma nuvem de tempestade.

O cientista acrescentou que registrar os raios cósmicos de altas energias por meio dos dispositivos do satélite não é uma tarefa fácil, devido à poluição luminosa.

Ele sublinhou que o telescópio capta as luzes artificiais urbanas, o que obviamente impede identificar vestígios de raios espaciais.

“O satélite regista fenômenos luminosos de origem artificial, mas aprendemos a distinguir os fenômenos naturais que precisamos”, acrescentou Panasuk.

O satélite autônomo russo Lomonosov da Universidade Estatal de Moscou foi colocado em órbita terrestre em 2016. O aparelho foi projetado para observar fenômenos transitórios na atmosfera superior da Terra bem como estudar as características de radiação da magnetosfera do planeta para estudos cosmológicos.

Da Sputnik

Sputnik Brasil

Conteúdo da © Sputnik Brasil

exerce-atividade-remunerada-1

Vai trabalhar como motorista? Saiba como adicionar “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) em sua CNH

Sandy

Sandy apresenta turnê “Nós, Voz, Eles” em Santos/SP