em

Cuidados com a pele no outono-inverno

A temporada outono-inverno é o período em que o aparecimento de lesões dermatológicas e sintomas de pele seca e rachada são mais comuns, por isso os cuidados são imprescindíveis e muita das vezes é necessário auxílio médico. Para evitar esses transtornos, uma boa hidratação e o uso de filtro solar são um bom começo. A […]

mulher, cabelo rosa, beleza, pink-hair-1450045_1280
Ilustração. Foto: Pixabay

A temporada outono-inverno é o período em que o aparecimento de lesões dermatológicas e sintomas de pele seca e rachada são mais comuns, por isso os cuidados são imprescindíveis e muita das vezes é necessário auxílio médico. Para evitar esses transtornos, uma boa hidratação e o uso de filtro solar são um bom começo.

A baixa umidade do ar e a diminuição da transpiração ressecam a pele, as partes mais afetadas são as de extremidades, como a inferior das pernas, frequentemente mais seca, mesmo em épocas mais amenas.

A água quente é um dos principais fatores prejudiciais à pele, pois, enquanto aquece o corpo e reconforta, tira gordura natural, chamada de manto lipídico e necessária para manter a aparência saudável. Além da exposição à água quente, os sabonetes alcalinos e os banhos regados a muita espuma também não são indicados para o inverno. As partes que mais necessitam de sabonetes são dobras e regiões onde há secreção. No geral, para a limpeza, bastam água morna e um pouco de sabão, preferencialmente com pH neutro.

Mesmo depois de tomar estes cuidados, o corpo ainda deve ser hidratado, e não somente nas áreas mais expostas. Há dois tipos de hidratantes no mercado: os umectantes (constituídos por substâncias com maior capacidade de absorção e retenção de água) e os oclusivos (vaselinas, óleos e ceras).

Além da hidratação, a proteção da pele é essencial devido à incidência de raios ultravioletas. Engana-se quem acha que nos dias frios e nublados não é preciso usar protetor solar. O uso diário deles é necessário mesmo quando o sol não está a pino, pois a emissão de raios solares é constante.

*Paulista de Taubaté, Aldo José dos Santos, CRM: 133366, é médico generalista graduado pela UNITAU. Colabora também no portal Leet Doc.

*Colaborador

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de inteira responsabilidade do seu autor.

A água da chuva não escoa e facilita a proliferação de mosquitos. Foto: Folha Geral

Moradores se mobilizam contra descarte irregular de lixo em Tabocas do Brejo Velho

Rio de Janeiro

Kit Folia: Flytour MMT Viagens apresenta pacote exclusivo para Carnaval do RJ