em

Brasília recebe seminário sobre Homeopatia e Educação

Encontro irá abordar maneiras de não falhar usando a Homeopatia, além de debater sobre a nova fase para os profissionais da área

Dia 15 de fevereiro o Senado Federal será palco do 1º Seminário “Educação e Homeopatia”.

O encontro, das 9h às 17h, terá como foco as perspectivas da educação em Homeopatia no Brasil,  sobre o engajamento positivo dos diversos conselhos federais nesse contexto.

Por conta disso, a ocasião terá palestras com os representantes dos conselhos federais de Fisioterapia (Clayson Farias), Enfermagem (Rosângela Schneider), Farmácia (Margarete Akemi) e Ministério da Saúde, Daniel Amado.

O Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Saúde também deverão enviar representantes para o debate.

Segundo Eliete M M Fagundes, coordenadora do seminário e diretora do Instituto Tecnológico Hahnemann/Homeobrás, há alguns anos os conselhos não aceitavam que seus profissionais fossem prescritores em Homeopatia, visto que isso era considerado crime pelo Conselho de Medicina.

“Hoje, após três décadas de trabalho diário e incessante, vemos mudança significativa na postura dos conselhos, e isso refletirá de agora em diante nos profissionais de saúde que se sentirão seguros para trabalhar com a Homeopatia”, ressalta.

Por isso, ela vê nesse evento o coroamento do trabalho de conscientização desempenhado há mais de 35 anos, sempre objetivando que os diversos profissionais tivessem acesso à Homeopatia como profissão específica ou complementar.

“Um ponto a ser destacado é a expansão da oferta do tratamento homeopático para uma porcentagem cada vez maior da população brasileira. Quando for ofertada em clínicas diversas, hospitais, UPAS, entre outros, teremos um benefício incalculável para o tratamento e prevenção de todo tipo de enfermidades”, pontua Eliete.

Diante disso, o público-alvo são pessoas simpatizantes, usuárias, estudantes, aspirantes, profissionais de diversas áreas, homeopatas etc.

Perspectivas da Homeopatia para 2019

Para Eliete, o ponto mais relevante é a aceitação pelos conselhos profissionais de que a Homeopatia é também uma das especialidades médicas, sem exclusividade da medicina.

“Com esta abertura teremos mais força em sua expansão, porque mais prescritores estarão atuando no mercado. A Homeopatia não falha, o que falha é a metodologia ou a forma de utilizá-la, pois é uma ciência exata. Assim, a preocupação com a formação dos profissionais é constante”, salienta a coordenadora.

Para este ano, ela acredita que os profissionais das várias áreas do conhecimento terão acesso à informação da perspectiva de ser prescritor. Por conta disso, diversas ações estão sendo realizadas pelo País.

Nisso pode ser incluído o projeto ‘Cuidar de quem Cuida’, em Belo Horizonte, pelo qual o Instituto Tecnológico Hahnemann irá fornecer voluntários para atender ao quadro de servidores do Hospital das Clínicas da UFMG, que chega a 5 mil profissionais da área da saúde.

“Um sonho que estamos materializando e a homeopatia mostrará sua eficácia para aqueles que justamente trabalham hoje com perspectivas limitadas de tratamento. Então, esse trabalho possibilitará um salto na expansão da homeopatia na área da saúde”, finaliza.

Brasília recebe seminário sobre Homeopatia e Educação
Foto: Divulgação

Serviço:
1º Seminário “Educação e Homeopatia”.
Dia 15/02/2019, das 9h às 17.
Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, Prédio do Interlegis/ Senado Federal.
Inscrições: www.interlegis.leg.br
Mais informações: www.homeopatias.com

Priscilla Silvestre

Há 15 anos levando o jornalismo de qualidade aos leitores!

Fernanda Lacerda vira empreendedora e abre boutique de cílios em São Paulo

Fernanda Lacerda vira empreendedora e abre boutique de cílios em São Paulo

Nathalia Tosto em San Andres/Colômbia. Foto: Arquivo Pessoal

Quer fugir da bagunça no Carnaval? Nathalia Tosto, com sua experiência de viagem por mais de 40 países, lista 5 lugares para quem quer descansar!